5 Frases que os líderes devem dizer para o seu time
No final do ano passado, uma matéria da Forbes viralizou na rede social LinkedIn com as frases que os líderes deveriam evitar, ou melhor, excluir do vocabulário. Com essa repercussão, muitos usuários da plataforma relataram frases abusivas que escutaram de seus gestores. Algo que parece acontecer com certa frequência.
Sabemos o quanto o engajamento dos colaboradores é importante. Isso porque, 89% dos funcionários concordam que a empatia leva a uma liderança melhor, 88% acreditam que a liderança empática inspira mudanças positivas no ambiente de trabalho e 87% dizem que permite a confiança entre funcionários e líderes.
Por esse motivo, vamos abordar o caminho inverso neste artigo, e apresentar frases que os líderes deveriam dizer mais vezes. Confira as 5 expressões/ações que irão apoiar a liderança para maior engajamento da equipe.
“Estou feliz por termos recrutado você.”
Imagina começar um novo emprego com toda a insegurança de uma nova jornada, com essas palavras? Dizer a seus funcionários que você está feliz por eles estarem na equipe não é apenas uma coisa agradável de se dizer, mas também tem um impacto de longo prazo. Mudar de gestão é difícil, em parte porque os funcionários muitas vezes se sentem inseguros sobre seus empregos e seu futuro na empresa. Ao tomar precauções contra esses sentimentos de insegurança, você tornará qualquer mudança futura necessária muito mais fácil do ponto de vista dos membros de sua equipe.
“Sua segurança é importante para mim.”
Um bom líder é aquele que não se preocupa apenas com os resultados, ou melhor, é aquele que sabe que para ter bons resultados é importante que a sua equipe esteja saudável, física e psicologicamente. O gestor deve se posicionar como um “protetor” para que os colaboradores da sua equipe se sintam acolhidos. Isso pode ser proteção contra o estresse no local de trabalho, emocional, mas também lesões físicas. Portanto, saúde e segurança são do interesse de todos.
“Isso é ótimo! Como conseguiu realizar esse projeto?”
Quando um membro da equipe faz algo que o impressiona genuinamente, muitos líderes podem parabenizá-lo e recompensá-los. O que é muito mais raro, mas igualmente importante, é perguntar como. Perguntar a um funcionário como ele conseguiu realizar algo impressionante não apenas ajudará a aumentar a estima do funcionário, mas transmitirá uma lição valiosa para as demais pessoas da equipe.
“Existe alguma coisa que você precisa?”
Estar à disposição para ajudar as pessoas da sua equipe é uma premissa para quem é líder. Mas é preciso sinalizar que está disponível para suporte, pois muitas vezes os colaboradores não conseguem abertura com seus gestores para tirar dúvidas ou informar um problema, e esse receio pode acabar gerando reprocesso que poderia ser evitado se a liderança fosse acionada em um primeiro momento.
Desse modo, se esforce e pergunte aos membros da sua equipe se eles precisam de ajuda em suas tarefas. Isso também ajudará a demonstrar empatia e humanização: um bom exemplo, inclusive, de uma liderança positiva.
“Como você está se sentindo?”
Parece algo muito simples, mas que no tumulto do dia a dia pode não ser tão espontâneo. Perguntar aos membros de sua equipe como eles estão se sentindo, de maneira genuína, pode fazer uma grande diferença. Se um colaborador da sua equipe está passando por um momento difícil no trabalho ou com um problema específico, por exemplo, dar-lhe a oportunidade de expressar regularmente essas preocupações em um ambiente informal permitirá que você resolva quaisquer problemas que o preocupe antes que se tornem obstáculos maiores.
Além disso, essa é mais uma forma de praticar uma liderança humanizada e positiva.
Dica bônus: observe o ambiente/clima da sua equipe
Pausar um pouco suas demandas e fazer uma análise do ambiente é essencial para detectar melhorias que você pode fazer para a sua equipe. Essa percepção do clima organizacional faz com que você entenda as principais necessidades do grupo, quais são suas aflições e o que os motivam.
Mesmo pessoas que são líderes natos precisam estar sempre buscando melhores formas de liderar, ainda mais quando percebemos as mudanças de gerações, necessidades e comportamentos.