5 Pilares para construir uma cultura positiva
A cultura de uma empresa é baseada nas interações e percepções que acontecem dentro do ambiente de trabalho. Ela é extremamente importante para os colaboradores, com um impacto direto nos resultados da organização. Dados de um estudo realizado pela Universidade de Columbia apontaram que a rotatividade de profissionais em uma organização que possui uma cultura organizacional forte é de apenas 13,9%, frente a 48,4% nas empresas que não investem em cultura organizacional.
Outro estudo recente da TeamStage sobre cultura e candidatos a emprego mostrou que:
- Quase 50% dizem que a cultura da empresa é um fator importante quando estão procurando um novo emprego.
- 88% dizem que uma cultura saudável no trabalho é vital para o sucesso.
- 15% recusaram uma oferta de emprego devido à cultura da empresa.
Com isso, muitas empresas estão investindo na sua cultura para que o ambiente de trabalho seja mais atrativo para os colaboradores.
A cultura positiva – fundamentada em ações que buscam melhorar a jornada dos profissionais com plano de carreira, oportunidade de crescimento e melhores relações de trabalho – tem diversos benefícios:
- Melhoria do ambiente empresarial;
- Alinhamento da equipe;
- Aumento da produtividade;
- Otimização dos resultados;
- Redução do turnover e do absenteísmo.
É a cultura de uma empresa que demonstra como os processos são executados e impacta diretamente na atração e retenção. Por esse motivo, é importante estar sempre atento a sua cultura. Para implementar uma cultura positiva que gere resultados significativos, o RH precisa fazer um estudo para avaliar a situação atual antes de implementar qualquer tipo de ação.
Como medir a cultura da sua empresa
Para começar a mensurar dados da sua atual cultura é indispensável fazer uma análise profunda de alguns pontos principais:
- Qual é o número de bons profissionais que decidiram deixar sua organização?
- Os colaboradores dizem que têm orgulho de trabalhar na sua organização?
- Eles permanecem por pelo menos dois anos?
- Os funcionários sentem que podem prosperar no ambiente?
- Esses profissionais têm impacto em suas funções?
Após essa primeira análise, o segundo passo é entender quais são as principais necessidades dos colaboradores para implementar uma cultura positiva que atenda essa demanda. É importante lembrar que implementar uma nova cultura não é tão simples e rápido e exige trabalho contínuo para ser eficaz. Vamos conhecer os principais pilares para construir essa cultura.
Cinco pilares para construir uma cultura de trabalho positiva
Construir uma cultura de trabalho positiva pode impactar e melhorar muito em sua organização, incluindo:
- Engajamento e produtividade dos funcionários;
- Esforços de retenção;
- Contratação, especificamente por meio de referências informais para funções abertas que você precisa preencher;
Então, como a empresa pode capitalizar todos esses benefícios? Vamos conhecer os cinco pilares para construir uma cultura de trabalho positiva:
Pilar 1: Transparência
Criar uma comunicação transparente com os seus colaboradores é uma etapa fundamental para que a empresa possa iniciar um novo processo para uma cultura positiva. Isso porque, quando a organização é transparente com seus profissionais, eles a enxerga com mais proximidade e mais pertencimento.
Pilar 2: Talento
Ter um bom recrutamento e seleção é essencial para atrair os melhores talentos para a sua organização, principalmente, para contratar pessoas alinhadas com a cultura positiva. Montar um time de líderes que sejam empáticos e saibam lidar com situações conflituosas é um exemplo nesse quesito.
Pilar 3: Benefícios
Quase 80% dos funcionários dizem que são mais propensos a permanecer em sua função atual se os benefícios forem atraentes. Mas como você se destaca da multidão? Você pode fazer algumas coisas para se diferenciar, mas precisa ser competitivo nos principais benefícios.
Pilar 4: Jornada do colaborador
Ter estratégias voltadas para a jornada do colaborador coloca a empresa um passo a frente na busca por uma cultura positiva. Os colaboradores que se sentem engajados e reconhecidos pela organização tendem a ter um ambiente mais acolhedor e promissor.
Pilar 5: Liderança
Para conseguir construir um ótimo lugar para trabalhar, você precisa começar de cima para baixo. Os programas desenvolvidos pelo RH tendem a prosperar ou fracassar com base na adesão da liderança. Portanto, é fundamental que a equipe de liderança esteja comprometida em criar uma cultura em que as pessoas estejam animadas e engajadas com o seu local de trabalho.