Absenteísmo: entenda o que é e como reduzir o índice na sua empresa

O absenteísmo é um termo que está presente no dia a dia do setor de Recursos Humanos e é um indicador de RH que deve estar sempre no radar dos profissionais da área.

É do setor de Recursos Humanos e ainda não sabe o que é absenteísmo? Continue acompanhando nossa matéria que vamos te explicar e tirar todas as suas dúvidas!

O termo absenteísmo vem da palavra latim “absens”, que significa abster-se, ou seja, se ausentar ou não estar presente. Portanto, o absenteísmo refere-se a estar ausente de algo, não comparecer a uma tarefa ou compromisso.

Vamos entender melhor como a expressão faz parte do contexto empresarial, além de oferecer algumas dicas sobre como o time de RH poderá agir para melhorar o índice de absenteísmo da empresa.

O que é absenteísmo no RH?

O absenteísmo no trabalho se caracteriza como o padrão de faltas dos funcionários nas atividades, seja ela justificada ou não, por motivos que não são doenças, desemprego ou licença.

Quando o índice de absenteísmo de uma empresa está baixo, com faltas pontuais, não causa um grande impacto na organização. No entanto, quando essa prática se torna recorrente é um sinal de alerta para o RH analisar e investigar as principais causas do alto índice de absenteísmo.

As causas podem variar entre motivos pessoais, familiares, mas, também, pode estar relacionada à própria companhia. Muitas vezes o clima organizacional, a qualidade de vida, entre outros fatores, pode acarretar faltas dos funcionários que acabam não se identificando mais com a organização.

Como calcular o absenteísmo?

Ter a taxa de absenteísmo atualizada periodicamente é primordial para que o setor responsável pela gestão de pessoas consiga visualizar melhor a dinâmica da empresa. Para isso, é utilizado uma fórmula para calcular essa taxa que leva em consideração a média de funcionários, número de dias perdidos e o total de dias úteis. Confira:

Média do número de funcionários X Dias úteis perdidos) / (Média número de funcionários X Total de dias úteis

Desvantagens do absenteísmo:

A principal desvantagem em ter um alto índice de absenteísmo na empresa é que isso afeta diretamente na sua performance. Isso porque os processos passam a ser reajustados para uma equipe menor quando há a ausência de um ou mais colaboradores. Além do desgaste causado na equipe, a entrega será menor que o esperado, gerando um encarecimento de mão de obra.

Além disso, constantes faltas podem prejudicar o ciclo produtivo, pois pessoas que não cumprem com sua rotina de trabalho por motivo de falta podem causar mal-estar entre as demais pessoas, afetando o ambiente de trabalho.

Absenteísmos segundo a CLT:

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, o empregador poderá aplicar advertências, suspensão por até 30 dias (artigo 474 da CLT) ou, em casos mais graves, pode causar dispensa por justa causa. Isso serve para as situações em que o absenteísmo for caracterizado como abandono de emprego. Lembrando que só é considerado abandono após 30 dias de faltas injustificadas ao serviço.

Como reduzir a taxa de absenteísmo?

Assim como na retenção de talentos, as medidas que auxiliam na redução da taxa de faltas em uma empresa são:

  • Programas que visam o engajamento dos funcionários;
  • Comunicação transparente e assertiva entre empresa e funcionário e, principalmente, entre a liderança com seus times;
  • Política de benefícios;
  • Campanhas que resultam no sentimento de pertencimento do colaborador à empresa;
  • Alinhamento do colaborador à cultura organizacional.

Muitas empresas estão investindo, também, na saúde física e mental dos colaboradores. Esse é outro fator que auxilia na redução do absenteísmo.