Ações de endomarketing para o fim de ano

O endomarketing já é uma realidade em muitas empresas. O investimento em ações voltadas para o capital humano estão cada vez mais presentes na rotina de organizações de todos os portes e com a chegada do fim de mais um ano é hora de se preparar para trazer atividades que promovam esse viés almejado por muitas empresas.

Com isso em vista, o artigo de hoje vai abordar sobre o conceito do endomarketing, trazendo quem são os principais responsáveis por este setor e, claro, como estamos no final de mais um ano, dicas de ações para o momento de festividades. Vamos lá!

O que é o endomarketing

O Endomarketing tem a sua tradução definida como “marketing para dentro”, podemos, em uma tradução livre, definir como marketing interno, ou seja, é uma ferramenta de marketing utilizada internamente, voltada para os colaboradores de uma empresa.

Muitas vezes esse conceito pode ser confundido com a comunicação interna corporativa, no entanto, apesar dessas áreas caminharem juntas, elas possuem propósitos diferentes. A comunicação interna tem como finalidade transmitir uma informação para os funcionários. Um exemplo: a empresa passará por um processo de troca de convênio médico, cabe a comunicação interna informar aos funcionários mediante campanhas de divulgação, entre outros métodos.

Já o endomarketing visa, através de estratégias comunicacionais, fazer com que o colaborador se sinta engajado e motivado dentro do seu ambiente de trabalho.  Para exemplificar o endomarketing, imagine que após a pesquisa de clima organizacional a sua empresa teve como resultado um índice baixo, o time de RH deverá entrar com um plano de ação voltado para campanhas motivacionais e é nesse momento que o endomarketing atua.

Quem é o responsável pelas ações de endomarketing?

O mais comum é que o RH seja o responsável por ações de endomarketing, em conjunto com a equipe de marketing, que poderá auxiliar no desenvolvimento de material digital para campanhas. Em empresas que possuem uma equipe dedicada de Comunicação Interna, o RH não é o focal point no desenvolvimento de ações, no entanto, também está envolvido, mesmo que de forma indireta, fornecendo informações gerais dos funcionários para que o time de comunicação possa desenvolver planos mais assertivos.

Principais ações para a época de fim de ano

O fim de ano é um período que exige muito esforço do RH. Em empresas em que o setor é o único e principal responsável pelas atividades do endomarketing, é recomendável que a empresa opte por ações mais simples e fáceis de serem elaboradas. Por esse motivo, separamos algumas dicas para que o RH consiga realizar todas as atividades de fim de ano e ainda elaborem uma ação interna memorável.

Decoração de Natal Comunitária

Esta é uma atividade que não exige muitos recursos e que o RH poderá pedir ajuda dos diversos setores para realizarem em conjunto. Além de manter um ambiente comemorativo e personalizado, é possível integrar as equipes durante a decoração.

Fotos de retrospectiva do ano

No decorrer do ano, a empresa realiza diversos eventos internos que podem ser relembrados durante a época de fim de ano. Faça um mural ou até mesmo um varal de fotos com todas as imagens capturadas neste período e disponha em um ambiente onde todos os colaboradores possam ver (corredores, refeitórios), além disso, também disponibilize essas imagens online para aqueles que trabalham remotamente.

Amigo secreto

Este é um clássico evento de fim de ano e pode ser adaptado de acordo com a realidade de cada empresa. Você pode elaborar um sorteio de amigo chocolate ou até mesmo troca de gentilezas, ou palavras de incentivo.

Árvore de Natal temática

A árvore de Natal é outro símbolo que pode ser explorado nas épocas festivas. Além de trazer como objeto de decoração, o RH pode fazer dinâmicas que envolvam as equipes. Um exemplo é a árvore com mensagens, onde é disponibilizado bolinhas de papel para que os funcionários escrevam mensagens positivas para o fim de mais um ano e coloque na árvore de Natal.

Quiz de Natal

Uma forma de interação simples, na qual é disponibilizado um quiz online que pode conter perguntas sobre curiosidades da empresa ou acontecimentos do ano. O RH ainda poderá premiar o vencedor.

Confraternização

Faça uma confraternização para comemorar estas datas tão importantes. Utilize os canais de comunicação para divulgar as informações sobre a festa ou confraternização de Natal e fim de ano da empresa. É importante agradecer a dedicação e o trabalho duro dos colaboradores ao longo do ano e celebrar as metas alcançadas.

Reflexões de fim de ano

É muito importante analisarmos tudo que foi feito, os objetivos alcançados, os que não foram e também refletir sobre os aprendizados. E para isso você pode criar um material para distribuir aos líderes e que estes, em reuniões com seus times, anotem e discutam sobre tudo que aconteceu no ano que está acabando.