Autocuidado: Dicas para líderes de RH

87% dos profissionais de RH dizem que estão enfrentando desafios pessoais, esse foi um sentimento compartilhado por uma pesquisa do podcast HR Unplugged, onde o assunto principal era o autocuidado para líderes de RH.

Um líder de Recursos Humanos está sempre com os sentimentos à flor da pele, isso porque são muitos elementos que compõem um setor de RH. Preocupação com os colaboradores, com a atração de novos talentos em meio as crises que o setor enfrenta, como a Grande Demissão, são desafios diários que os líderes precisam encarar para que o RH tenha uma boa atuação no quadro geral da empresa.

Além disso, o setor responsável por promover ações voltadas para a saúde mental dos colaboradores também precisa de cuidados. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Mercer Brasil, com 470 profissionais de Gestão de Pessoas durante a pandemia, 79% estão com sua carga de trabalho aumentada e 64% tiveram dificuldades para lidar com a ansiedade nesse período.

Em vista disso, vamos trazer algumas dicas para que os coordenadores de RH cuidem de si e do seu negócio, preservando sua saúde mental.

Prioridade e não prioridades

Um pensamento famoso do filósofo Mario Sergio Cortella diz respeito a palavra prioridade, que deve ser respeitada em sua singularidade, pois a partir do momento em que se tem prioridades, não há mais hiper foco, mas sim multitarefas.

Líderes de pessoas, especialmente em RH, têm a tendência de querer dizer ‘sim’ a tudo e querer agradar a todos. Os desafios sempre estarão lá amanhã, e é possível enfrentá-los mais tarde. Atenha-se às coisas que mais importam e seja claro com sua equipe sobre o que você está trabalhando. Isso ajudará a manter todos na mesma página sobre qual é a principal prioridade para o negócio.

Mitigando o esgotamento

Quarenta por cento dos profissionais de RH dizem que pensaram em deixar sua função atual devido ao esgotamento. Quando você está no setor que cuida das pessoas, quem irá cuidar de você? Por esse motivo, ressaltamos a importância do autocuidado para estes profissionais.

Aqui estão alguns cuidados que os líderes de RH podem incluir em sua rotina:

  • Ioga pelo menos uma vez por semana. Mesmo que seja apenas uma vez por semana, ainda é algo embutido em sua agenda que a ajuda a relaxar.
  • Conectar-se com a natureza. Quando estiver sobrecarregado, tire um tempo para se desconectar das demandas e admirar a natureza.
  • Comer! Este pode parecer óbvio, mas todos nós tivemos um dia consecutivo de reuniões de Zoom, onde chega às 14h e tudo o que você bebeu foram dois cafés e uma água com gás. Nutrir o corpo é essencial!

Faça network e apoie a sua comunidade

Não há apenas uma forma de aprender novos conceitos, não é apenas com treinamentos que um profissional de RH conseguirá lidar com todas as demandas da área. Criar conexões com outros profissionais do setor ajudará a ter uma rede de apoio e um espaço interativo onde você pode conversar livre e abertamente com seus colegas de RH sobre os desafios que o setor enfrenta hoje.