Como a empresa e o RH podem auxiliar os colaboradores em momentos difíceis

Eventos trágicos acontecem e é importante que os times de RH e as empresas estejam atentos quando algum de seus colaboradores estão passando por uma situação difícil ou delicada, para poder oferecer suporte e ajuda nesse momento de necessidade.

É importante também reparar nas crises que estão ocorrendo ao redor do mundo e se esses eventos estão causando algum tipo de impacto nos profissionais. Embora nem sempre seja fácil reconhecer quão profundamente a saúde mental de seus colaboradores está sendo afetada por eventos trágicos, não há desculpa para não se preocupar com esses acontecimentos. Pesquisas apontam que a exposição frequente a notícias preocupantes cria um ciclo de emoções negativas que contribui para o esgotamento, a depressão e a ansiedade.

O RH não pode controlar o ciclo de notícias, mas como guardiões da experiência dos colaboradores, os líderes de RH têm a obrigação de ajudar a mitigar o impacto das tragédias e apoiar os funcionários para que se sintam seguros. Para guiá-lo em algumas conversas potencialmente delicadas, compilamos uma lista de maneiras concretas e práticas de apoiar a saúde de seus profissionais. Confira!

Faça perguntas

Ao saber de algum colaborador que esteja passando por um momento de tragédia, a prioridade do setor de recursos humanos é mostrar preocupação e contatá-lo individualmente para determinar o que ele mais precisa no momento.

Se você perceber que os funcionários estão relutantes em discutir seus sentimentos com você, considere enviar uma pesquisa anônima ou abrir uma caixa de sugestões. Você pode descobrir coisas que os funcionários não estavam prontos para compartilhar na época ou que se sentiam vulneráveis ​​demais para compartilhar pessoalmente.

Compartilhe recursos

Quando os colaboradores estão passando por um momento emocionalmente difícil, eles podem não ter conhecimento de como cuidar da saúde mental, mesmo que os recursos pareçam prontamente disponíveis. Este é o momento em que o RH pode intervir e oferecer ajuda, mas ao fazê-lo, certifique-se de procurar soluções que possam oferecer alívio imediato.

Além disso, procure maneiras de prestar ajuda de forma proativa e ampla. Alguns exemplos incluem:

  • Divulgar números de emergência e sites que oferecem serviços de saúde mental;
  • Compartilhamento de informações de contato do seguro de saúde;
  • Lembretes sobre recursos de saúde mental que sua empresa já oferece.

Forneça folgas

A exposição consistente à tragédia é desgastante. Alguns de seus funcionários provavelmente terão dificuldade em processar suas responsabilidades de trabalho se estiverem preocupados com as consequências emocionais. Especialmente devido ao estresse que muitos já sentiram nos últimos dois anos, este é o momento de deixar a empatia liderar e reconhecer que os colaboradores sempre se beneficiam de uma pausa na saúde mental.

Mas até mesmo o conceito de “pausa” evoluiu recentemente. Para muitos de nós, a casa agora também é o escritório, e sentir que estamos sempre “ligados” pode acelerar o esgotamento. Dar folga proativamente ao seu pessoal é uma ótima maneira de criar espaço e ajudá-los a recuperar a perspectiva.

A empresa também pode auxiliar, oferecendo:

  • Uma associação de academia ou outra bolsa relacionada à saúde;
  • Horários de início ou término flexíveis para o dia de trabalho;
  • Agendamento de folgas, por exemplo, opções de quatro dias de trabalho ou uma rotina de folga nas sextas-feiras.

Incentive uma cultura de escuta

No início da pandemia do COVID-19, você pode ter notado um aumento nas conversas fora do tópico durante as reuniões – entre o estresse do aumento de casos, testes e bloqueio, o contato humano se tornou um bem precioso.

Os líderes serão a primeira linha de apoio nessa situação. São eles que podem criar espaço para os funcionários expressarem suas ansiedades e tornar a abertura parte integrante da cultura da equipe.

Treine os líderes para se tornarem ouvintes ativos e criar essa cultura aberta. Aqui estão algumas dicas para começar:

  • Basta perguntar à sua equipe como eles estão se sentindo, o que mostra que você está ciente e se importa;
  • Reserve um tempo para deixar sua equipe discutir livremente como é difícil trabalhar em meio ao caos e à incerteza;
  • Reúna ideias dos colaboradores sobre qual tipo de apoio seria mais útil.

Lembre os gerentes de abordar essas conversas com compaixão e atenção e permitir espaço para que a conversa flua em uma direção saudável e expressiva.