Como estruturar um PDI

Plano de Desenvolvimento Individual é uma ferramenta de gestão bastante utilizada, onde a finalidade é auxiliar no alcance de metas de curto a longo prazo, relacionadas tanto com a carreira profissional e podendo até mesmo adaptada para questões pessoais. O principal intuito é realizar o alinhamento de interesses da empresa aos anseios pessoais dos colaboradores, assim promovendo uma comunicação cruzada de interesses. 

Organização x Colaborador 

Essa etapa é composta pelas estratégias da organização e o levantamento das pessoas que irão contribuir para que seja alcançado esses objetivos.

Colaborador x Organização 

Em contrapartida, o colaborador que deseja se desenvolver juntamente a empresa deve realizar o mapeamento dos seus pontos fortes e de melhorias, assim potencializando os seus resultados, além do alinhamento do mindset com a missão, visão e valores que da empresa. 

Assim, o PDI aumenta significativamente a motivação, o foco, a produtividade e a energia para o trabalho, mas nunca esquecendo do fator tempo, o hoje e o futuro devem andar juntos nessa missão. 

Etapas para um Plano de desenvolvimento de sucesso 

Alinhamento 

A empresa e o colaborador devem ter clareza sobre os desafios e competências a serem desenvolvidas para essa missão. O gestor deve planejar juntamente com o colaborador as estratégias a serem trabalhadas para alcançar o proposito futuro juntos. 

Mapeamento Técnico e Comportamental   

Sabendo que todas as pessoas possuem pontos positivos e negativos, é necessário realizar o mapeamento das competências, habilidades e sentimentos da equipe para que seja possível obter uma visão macro das estratégica e de onde cada peça se encaixa e o quanto cada membro está preparado para as oportunidades. 

Estratégias  

Nessa etapa o gestor tem um papel fundamental junto ao liderado, pois ambos irão traçar estratégias de como desenvolver essas habilidades visando o futuro, seja na realização de curso, leitura de um livro, participação de workshop, estando a frente de uma reunião. Esses são alguns exemplos que podem contribuir nessa tarefa. Mas é necessário ter o ponto de atenção que habilidades a serem desenvolvidas não estão relacionadas ao cargo já ocupado, é necessário que seja desafiador dentro do potencial de cada membro da equipe, caso contrário vai se tornar desestimulante.  

Acompanhamento  

Periodicamente o gestor deve realizar o acompanhamento dessas habilidades junto ao liderado, assim conseguindo mensurar o quanto esse profissional tem se desenvolvido e enxergar os pontos de melhoria e realinhar esse plano caso necessário. Dessa forma, o gestor irá conseguir se desprender aos poucos e até mesmo redobrar a atenção para os possíveis gaps. Mas lembre-se, o gestor deve dar “sossego” ao liderado, profissionais precisam de espaço para trabalhar e ter o empoderamento que é devido. 

O PDI é uma ferramenta extremamente importante de desenvolvimento, não apenas na carreira do colaborador, mas também na evolução da organização como um todo. Tornando a sua equipe muito mais preparada e qualificada, pronta para oferecer um serviço de qualidade.