Como manter um RH humanizado na era digital

Com a chegada do RH 4.0, muitas organizações se dedicaram na adoção de tecnologia para facilitar as demandas do setor de Recursos Humanos. Essa fase foi caracterizada pela transformação digital da área e pela aplicação de tecnologias avançadas no processo.

Com isso, muitas etapas foram automatizadas, em algumas organizações até mesmo a relação entre RH e colaborador foi substituída por máquinas, e é nesse ponto que os profissionais de RH precisam identificar quais demandas devem (ou não) passar pelo processo de automatização. Isso porque o RH precisa estar atento aos processos que envolvem a interação com os colaboradores e compreender que ainda há a necessidade de processos humanizados.

Por esse motivo, ao chegarmos no RH 5.0, encontramos o foco nas estratégias de negócio e nas pessoas que fazem parte do sistema organizacional. Claro que não é necessário deixar de lado os ganhos da tecnologia, é possível caminhar com as duas vertentes e, inclusive, fazer com que elas se complementem.

É então nessa fase que os recursos digitais são utilizados para aprimorar os processos, fazendo com que o time de RH consiga desenvolver ações com foco na satisfação e bem-estar dos colaboradores.

Com isso, o time de Recursos Humanos precisa promover a conscientização geral, criando treinamentos para a liderança e incentivando a cultura em todo ambiente corporativo. Além disso, é preciso conscientizar a alta administração sobre a importância de uma gestão humanizada e alertar como ela é fundamental para ter uma equipe mais produtiva, que enxerga a empresa como um bom lugar para trabalhar, além de outros diversos benefícios.

A liderança deve ser parceira do RH para promover melhorias concretas no ambiente de trabalho, uma vez que a relação entre líder e liderado é um dos principais focos de conflitos nas organizações.

É preciso incentivar, portanto, uma cultura mais flexível e horizontal, possibilitando aos colaboradores a autonomia necessária para que também possam tomar decisões, solucionar problemas sem se sentirem intimidados.

Uma cultura interna que valoriza as conquistas dos funcionários, respeita suas diferenças e incentiva relações amistosas e colaborativas deve ser uma prioridade para o setor na era digital.

A sua empresa ainda não tem a cultura da humanização?

Veja quais são as principais vantagens de promover um RH humanizado:

•             Maior engajamento da equipe;

•             Redução de turnover;

•             Aumento da retenção e atração de talentos;

•             Diminuição de acidentes de trabalho e afastamentos por licença médica;

•             Aumento de produtividade;

•             Progresso na inovação da empresa;

•             Melhora da competitividade;

•             Manutenção da saúde mental de cada colaborador;

•             Aumento do número de funcionários mais felizes e realizados;

•             Promoção de um ambiente de trabalho organizado e com clima agradável;

•             Conquista de resultados melhores para a empresa.

Como manter o RH humanizado mesmo na era digital?

Como falamos acima, o RH não precisa abdicar dos avanços tecnológicos para focar em processos mais humanizados. É possível que o setor trabalhe com essas duas frentes eficazmente. Além disso, um RH automatizado tem ainda mais tempo e oportunidades de pensar em novas estratégias para melhorar o dia a dia do colaborador.

Vamos apresentar algumas dicas de como o setor poderá atuar com a tecnologia e humanização lado a lado. Acompanhe:

Automatize a gestão e armazenagem de documentos

Este é um processo delicado, pois se trata de informações e dados sensíveis dos colaboradores. Ao adotar um sistema que armazena essa documentação, além de deixar seus colaboradores mais tranquilos, facilita a sua busca quando solicitado. O setor pode integrar com uma plataforma de autoatendimento para facilitar a entrega de documentos para os funcionários.

A vantagem de uma boa gestão de documentos é:

  • Minimizar o tempo perdido em busca de papelada;
  • Otimizar o armazenamento;
  • Reduzir os custos com materiais físicos e, ainda, diminuir o risco de ações judiciais ocasionadas pela perda do material.

Portal de autoatendimento

Este pode ser um grande aliado entre a relação RH e colaboradores quando usado e aplicado da forma correta. O que muitos RHs tendem a fazer é automatizar todos os processos em um portal de autoatendimento e não realizar mais o contato “olho no olho” com os colaboradores. Este é um erro para uma empresa que preza pelo cuidado com o funcionário.

No entanto, é possível aliar um bom portal de atendimento para as demandas mais simples, onde os colaboradores se sintam confortáveis em utilizar a plataforma e disponibilizar um time para as dúvidas e suporte. Neste caso, é necessário que o RH mapeie a aplicabilidade do portal e personalize segundo as com as principais necessidades. O ponto-chave desse processo é não fechar as portas para os funcionários e estar sempre disponível para tirar suas dúvidas.

Menos burocracia, mais humanização

Uma maneira de superar esse desafio e permitir que o setor de Recursos Humanos se liberte da burocracia, direcionando sua atenção para o que é verdadeiramente essencial – as pessoas -, é adotar a digitalização nessa área. A tecnologia pode contribuir significativamente para abordar questões comerciais de maneira centrada nas necessidades humanas.