Como ter um RH estratégico

Você sabia que apenas 28% dos líderes de RH relataram rever as estratégias mais de uma vez por ano? Além disso, somente 12% fazem mudanças mais de uma vez por ano.

Pensar na estratégia do negócio é fundamental para a empresa conseguir progredir, alcançando objetivos predefinidos. Não apenas para avanço no mercado, em relação à concorrência. No entanto, definir estratégias resulta em um crescimento mais sustentável para a empresa, construindo pilares que fortalecem os princípios organizacionais.

Para as áreas da empresa é ainda mais importante definir as estratégias internas, seguindo as metas organizacionais. Elas devem estar alinhadas com os propósitos gerais, buscando objetivos em comum para atuarem mutuamente.

Já no RH, as estratégias precisam estar alinhadas tanto com os objetivos organizacionais, quanto com as prioridades funcionais e demandas que são resultantes do dia a dia do trabalhador. Como estamos na era da experiência do colaborador, a estratégia de RH precisa ser uma via de mão dupla para a estratégia empresarial.

O que são estratégias de Recursos Humanos?

Vamos ver alguns exemplos de programas e políticas que seguem uma estratégia de RH:

  • Treinamento e desenvolvimento: compreender o cenário atual de capacitação dos funcionários e quais são as exigências para cada área e, a partir dessa análise, disponibilizar treinamentos e recursos para promover o desenvolvimento.
  • Relações com os colaboradores: administração das relações com os funcionários visando criar um ambiente de trabalho positivo, pensar em uma comunicação horizontal, onde todos os colaboradores recebam as informações e possam ser escutados.
  • Gestão de desempenho: estabelecer sistemas para aprimorar o desempenho dos colaboradores.
  • Remuneração e benefícios: elaborar uma política salarial, com base na equidade, e pensar em benefícios estratégicos que irão fomentar a atração e retenção de talentos.

Por que as estratégias de RH são importantes?

Segundo o artigo da Forbes, são 5 motivos pelos quais os RHs precisam definir estratégias, veja:

  1. Melhora o desempenho dos funcionários: as estratégias de RH podem ajudar a empresa a melhorar o desempenho dos funcionários, criando pequenas metas internas que ajudem os funcionários a alcançarem objetivos maiores, além disso, também podem criar mecanismos de incentivo para as metas atingidas.
  2. Desenvolve a força de trabalho: ajuda o RH a identificar as necessidades de desenvolvimento dos funcionários, fornecendo treinamento e recursos para ajudá-los a melhorar suas competências e habilidades.
  3. Cria um ambiente de trabalho positivo: pode ajudar a empresa a criar um ambiente de trabalho positivo, gerenciando as relações com os funcionários.
  4. Reduz a rotatividade: acompanhar e mensurar as metas faz com que o RH compreenda melhor os cenários e elabore planos de ação, auxiliando a empresa a reduzir a rotatividade, projetando programas de remuneração e benefícios que atraiam e retenham funcionários.
  5. Melhora a produtividade: com os propósitos definidos, as empresas tendem a melhorar a produtividade e o desempenho dos funcionários, gerando um ambiente de trabalho positivo.

Como criar estratégias de RH

Claro que não poderíamos finalizar este artigo sem antes trazer dicas valiosas para que você possa transformar o RH em um setor mais estratégico. Veja abaixo os primeiros passos para implementar estratégias no departamento de Recursos Humanos:

Conheça as estratégias de negócio

O primeiro passo para conseguir definir as suas metas de RH é conhecer e compreender as estratégias do negócio. É necessário ter uma compreensão completa da história da empresa, dos produtos ou serviços que ela fornece hoje e dos objetivos que espera alcançar no futuro, para, então, começar a desenhar as ideias principais para os objetivos do RH.

Faça uma análise de risco

Diagnosticar e analisar riscos é essencial para que o RH melhore na execução da estratégia e na priorização de capacidades críticas.

Desenvolva um plano de alto nível

Crie um roteiro de alto nível para abordar os riscos de capacidade.

Estabeleça pequenas metas

Considere o que constitui sucesso a longo prazo para a sua função de RH e como priorizar metas para apoiar a estratégia empresarial. Além disso, crie uma lista priorizada de iniciativas e metas de RH e avalie as lacunas entre o estado atual e suas iniciativas de missão crítica.

Definir critérios para medir a execução da estratégia

Após estabelecer as metas, é importante selecionar entre quatro e sete indicadores-chave de desempenho que detalhem o estado atual do Recursos Humanos. Esses indicadores devem ser específicos, mensuráveis e diretamente relacionados à performance desejada. Utilize esses mesmos indicadores para avaliar o desempenho futuro.