Conheça a nova tendência nos treinamentos – Lifelong Learning

A competitividade do mercado de trabalho e o surgimento de novas tecnologias exigem que os profissionais em busca de novas oportunidades estejam sempre atualizados.

O profissional que busca uma boa colocação precisa compreender que deve estar em constante aprimoramento. Muitas pessoas acreditam que apenas se formar em um curso de graduação é o suficiente para se manter no mercado, no entanto ainda não perceberam que essa teoria já caiu por terra na era da tecnologia.

Com isso, novas estratégias surgem para que os talentos possam sempre estar atualizados. O Lifelong Learning é uma estratégia que pode ser utilizada por cada pessoa, mas o setor de Recursos Humanos também pode utilizá-la para melhorar ainda mais o desenvolvimento dos seus colaboradores. Quer saber mais? Continue acompanhando esse artigo!

O que é Lifelong Learning?

Tendo a sua tradução não literal como “aprendizado ao longo da vida”, o lifelong learning se baseia no conceito da educação contínua, ou seja, enfatiza o investimento no estudo e na qualificação profissional constante, onde não deve ter um fim, independentemente do nível atual de capacitação da pessoa.

Essa ideia ainda reforça que nunca é cedo ou tarde para aprender, ou até mesmo reaprender, algo. Os profissionais de uma organização precisam estar abertos a aprender novas técnicas e conhecimentos do mesmo modo que a empresa precisa estar preparada para desenvolvê-los.

Como resultado do dinamismo do cenário atual das empresas, o método de lifelong learning ganha espaço em seus processos de treinamento. Segundo a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), entidade responsável por divulgar esse conceito, essa ideia vem ganhando força com “aprendizado flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares para promover o desenvolvimento além de cursos tradicionais”.

Ainda segundo a LLCQ, existem 4 pilares essenciais para a aprendizagem contínua. São eles: aprender a saber, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Método Lifelong Learning nos treinamentos corporativos

No contexto organizacional é importante que as empresas implementem e incentivem esse conceito de desenvolvimento contínuo para seus funcionários. Isso porque com a alta concorrência no mercado as empresas devem ter um diferencial competitivo. A capacitação contínua dos colaboradores é uma forma de alcançar esse diferencial. Ter talentos capacitados e atualizados sobre as novas tendências e tecnologias reduz o risco de atraso tecnológico, de ineficiência e, consequentemente, aumenta a probabilidade da melhora do desempenho como um todo.

Conforme os dados de uma pesquisa realizada pela empresa McKinsey & Company, nove em cada dez gerentes já sofrem com a ausência de habilidades em algumas profissões. Além de 87% das empresas participantes não possuírem o talento ideal que precisarão para o futuro.

É nesse momento que o setor de Recursos Humanos deve tomar a frente, pois é ele quem deverá entender o cenário atual do mercado e suas exigências, além de observar suas principais mudanças, para então propor, de forma estratégica, a capacitação de forma contínua para os colaboradores da empresa.

O RH também deverá analisar quais são as melhores formas de aplicar os treinamentos com foco no lifelong learning. Esses treinamentos poderão ser oferecidos de forma remota.  Isso irá facilitar para que diversas áreas possam participar dos treinamentos.

É importante, também, salientar que os projetos de lifelong learning voltados para a área de tecnologia ganham ainda mais destaque, dado que a mão de obra para essa área está escassa e as organizações estão buscando capacitação para novos funcionários, ou até mesmo procurando aperfeiçoamento por conta das tendências de mercado.

Além do desenvolvimento contínuo das habilidades técnicas, o processo de treinamento pode incluir também as soft skills, ou seja, relacionadas ao comportamento dos indivíduos. O desenvolvimento de lideranças remotas também merece destaque, principalmente no cenário de teletrabalho.

Em suma, as soluções que o método do lifelong learning proporciona vão ajudar tanto o profissional quanto a empresa, isso porque sempre tem um retorno do investimento realizado para o capital humano. Além disso, as soluções educacionais possibilitam um ambiente educativo potencializando a aprendizagem profissional em diversos aspectos tais como relacionamento interpessoal, leitura de mercado, visão global, projeções de futuro, visão empreendedora e, principalmente, o acompanhamento da evolução tecnológica.