Construindo a cultura da empresa em torno do bem-estar dos colaboradores

O Brasil é o segundo país com mais casos registrados de síndrome de burnout. Esse foi o resultado dos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e, além disso, revela que cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome.

Outra pesquisa, realizada pela Web MD Health Services, demonstra que em 2021 houve um aumento de estresse no trabalho, fadiga e burnout entre os trabalhadores americanos, 32% dos entrevistados relataram exaustão emocional.

Com essa crescente do estresse em locais de trabalho e da fadiga emocional, principalmente após anos de pandemia, as empresas se alertaram para o tema com mais cautela e foco. A saúde mental dos colaboradores sempre foi pauta para os setores de RH, no entanto, como mencionamos, vem ganhando mais destaque nos últimos anos. Diversos fatores podem impactar a saúde mental dos trabalhadores e todos eles estão relacionados com a cultura e modelo de trabalho adotados pelas organizações.

A cultura de uma empresa pode determinar o seu sucesso ou o seu fracasso, é através dela que são moldados os principais pilares de convivência, ética e propósitos que serão compartilhados com seus colaboradores. Muitas pessoas pensam que a cultura de uma empresa é determinada pela política escrita que ela possui, todavia, isso está longe de ser uma realidade para as organizações que lutam diariamente para a construção de um ambiente com cultura sólida e estruturante.

Segundo a Harvard Business Review, a cultura pode ser definida como a “ordem social implícita de uma organização”, sendo responsável por moldar atitudes e comportamentos. Além disso, pode liberar uma imensa energia em prol de um propósito compartilhado, impulsionando o sucesso da empresa. Em organizações que possuem uma cultura sólida e positiva, os colaboradores costumam vivenciar os seguintes benefícios:

  • Sentir-se inspirados pela missão da empresa;
  • Relatar que são tratados de forma justa, reconhecidos e valorizados por seus gestores;
  • Experimentar menos estresse e demonstrar maior engajamento;
  • Sentir-se “psicologicamente seguros”, o que lhes permite ser autênticos;
  • Desenvolver maior lealdade e serem menos inclinados a deixar a empresa.

Logo, uma cultura corporativa positiva pode exercer um impacto significativo na maneira como as pessoas enfrentam o ambiente de trabalho, impactando nos resultados alcançados. Há diversas abordagens que as organizações podem adotar para estabelecer uma cultura empresarial voltada ao bem-estar e a liderança desempenha um papel crucial nesse processo. No entanto, podemos argumentar que grande parte do que constitui uma cultura empresarial bem-sucedida está relacionada à valorização e ao suporte ao bem-estar abrangente dos colaboradores. Quando os funcionários se sentem bem em diferentes aspectos de suas vidas – seja social, física, financeira, emocional ou clinicamente – eles têm o potencial para prosperar e contribuir positivamente para o ambiente de trabalho. Abaixo, apresentamos algumas ideias para criar uma cultura empresarial que preze esses princípios.

Ações para criar uma cultura de bem-estar na sua empresa.

Compreenda quais são os valores da empresa

Refletir sobre os valores da empresa é um importante passo inicial na criação de uma cultura empresarial de bem-estar que precisa estar vinculada aos valores e crenças centrais de sua organização – desde como as pessoas lideram a organização até como tratam seus funcionários e clientes. Sem esses valores, os esforços para criar uma cultura de bem-estar fracassarão.

Ouça o que os funcionários querem e precisam

Para qualquer tipo de ação que o RH pretende implantar é importante, primeiramente, conhecer o seu público-alvo, ou seja, perguntar aos funcionários o que eles esperam da organização. Isso pode ser realizado por uma pesquisa rápida ou até mesmo um grupo de foco virtual. As necessidades de bem-estar variam entre gerações, raça, gênero e orientação sexual, portanto, certifique-se de incluir uma amostra representativa. Após conduzir sua escuta, compartilhe o que aprendeu e as ações que tomará como resultado.

Saúde mental em foco

Embora o estigma de falar sobre saúde mental no trabalho esteja em alta no mercado, ainda é difícil dizer a um gerente que você precisa de um dia de folga por causa da sua saúde mental. Mas, discutindo regularmente a importância da saúde mental – e promovendo continuamente os recursos que a empresa disponibiliza para os colaboradores – os empregadores que buscam construir uma cultura empresarial saudável podem fazer avanços significativos. Você pode começar promovendo programas de assistência para a sua equipe, avaliar projetos que visam a redução do estresse no local de trabalho e ajudem os funcionários a iniciar um hábito de atenção plena ou que aumente a resiliência.

Ofereça flexibilidade

Nos últimos anos, o grau em que a organização oferece flexibilidade em como, quando e onde as pessoas trabalham emergiu como um fator importante na criação de uma cultura saudável no local de trabalho. Veja algumas flexibilidades que a empresa pode oferecer para os trabalhadores:

  • Jornada de trabalho remota ou híbrida;
  • Flexibilidade de horários para os profissionais se alinharem com as responsabilidades familiares ou simplesmente trabalhar quando se sentirem mais produtivos.
  • Semanas de trabalho de 4 dias. (link)
  • Dar escolha e controle nos turnos de trabalho para aqueles que não podem trabalhar em casa, incluindo agendamento automático, troca de turnos, semanas de trabalho compactadas, trabalho de meio período e compartilhamento de tarefas.

Tenha uma liderança que estimule a saúde e o bem-estar

A melhor gestão é aquela que lidera pelo exemplo, isto é um fato. Uma forte cultura de bem-estar começa no topo. Quando os funcionários veem líderes e gerentes seniores com foco ativo na saúde, eles se sentem mais à vontade para dedicar tempo à sua própria saúde e, também, sinaliza que o bem-estar é parte integrante da cultura.

Crie um ambiente de trabalho saudável

Por último, mas não menos importante, a empresa deve colocar em prática o que ela espera dos funcionários. Se a organização deseja uma cultura baseada no bem-estar do colaborador, ela precisa fornecer um local de trabalho confortável, incluir opções mais saudáveis ​​no refeitório, oferecer descontos em serviços de alimentação saudável para funcionários remotos, incentivar reuniões de caminhada ao ar livre e uso das escadas, disponibilizar frutas na estação. Esses são alguns exemplos básicos de ambiente saudável que a empresa pode adotar.