Construindo uma estrutura forte através do planejamento estratégico de missão, visão e valores
Estabelecer uma boa estrutura organizacional é imprescindível para o sucesso significativo de uma empresa. Para ter esse tipo de base é necessário:
- Ter uma visão para o seu futuro;
- Uma missão que define o que você está fazendo;
- Valores que moldam suas ações;
- Estratégias que se concentram em suas principais abordagens de sucesso;
- Metas e planos de ação que orientam suas ações diárias, semanais e mensais.
O sucesso de sua organização depende de quão bem você define e vivencia cada um desses conceitos importantes. Segundo dados da Watson Wyatt Work Study, empresas cujos funcionários entendem a missão e os objetivos obtêm um retorno 29% maior do que outras.
Para compreender como uma ação estratégica pode melhorar a estrutura da sua empresa vamos, primeiramente, conhecer alguns conceitos importantes:
O que é a visão de uma empresa
A visão de uma organização é uma alegação sobre o que ela quer se tornar. É um retrato futuro de como a empresa deseja se encaixar como uma grande corporação, de forma que se estenda para todos seus colaboradores e deve ser compartilhada com os stakeholders. Determinar a visão de uma empresa é um componente inicial no planejamento estratégico corporativo.
O que é a missão de cada empresa?
A missão ou propósito de uma organização é a descrição precisa do que a empresa faz. Ela deve descrever o negócio que a organização está inserida e, principalmente, o motivo pelo qual ela existe atualmente.
Assim como a visão, a missão também deve ser compartilhada com todos os stakeholders e integrada a sua cultura interna. Os funcionários devem estar alinhados a esse discurso, ou seja, cada colaborador deve demonstrar a declaração de missão em ação.
É a missão que define a empresa e deve refletir o que a empresa tem de especial. Por isso, é difícil que uma empresa mude a sua missão, pois faz parte da sua identidade.
Dicas para construir uma missão para a sua empresa:
Tente fugir do óbvio, termos que são repetitivos e que todas as empresas utilizam não são uma boa ideia para usar como uma missão inovadora e única. Se você quer que a sua empresa se destaque no mercado de forma individual, utilize termos que combinem com o seu modelo de cultura.
Veja alguns exemplos de missão e visão para se inspirar:
- “A FedEx Corporation produzirá retornos financeiros superiores para seus acionistas, fornecendo serviços de logística, transporte e negócios relacionados de alto valor agregado por meio de empresas operacionais focadas. Desenvolver relacionamentos mutuamente gratificantes com seus funcionários, parceiros e fornecedores. A segurança será a primeira consideração em todas as operações. As atividades corporativas serão conduzidas com os mais altos padrões éticos e profissionais.” (Missão e Objetivos da Federal Express)
- “Para dar às pessoas comuns a chance de comprar a mesma coisa que as pessoas ricas.” (Missão do Wal-Mart)
- “Nossa visão é ser a empresa mais centrada no cliente do mundo; construir um lugar onde as pessoas possam encontrar e descobrir qualquer coisa que queiram comprar online.” (Visão da Amazon.com)
O que são os valores de uma empresa?
Os valores são crenças que se manifestam na forma como é conduzida a cultura de uma empresa, estando no centro do que a sua organização é e do que ela preza. Sendo assim, os valores organizacionais são as crenças, atitudes e filosofias que devem ser seguidos pelos funcionários dentro das políticas da empresa, também conhecida como ética.
Os discursos de valores são formados a partir dos comportamentos das pessoas umas com as outras no cotidiano das organizações. E esse discurso também é percebido no tratamento com clientes, fornecedores e a comunidade interna, descrevendo ações que são a representação viva dos valores fundamentais mantidos pela maioria dos indivíduos dentro da organização.
Sendo assim, esses princípios também irão ditar a forma como a empresa quer ser vista e reconhecida pelo mercado e pela sociedade. Os valores de cada um dos indivíduos, juntamente com suas experiências e formação, se fundem para formar a cultura corporativa, bem como os valores de seus líderes.
Por que identificar e estabelecer valores?
Empresas com um bom planejamento estratégico, identificam e desenvolvem um significado claro, conciso e compartilhado de valores, crenças e princípios que as norteiam, para que todos os funcionários os compreendam e possam contribuir. Uma vez definidos, os valores impactam todos os aspectos de sua organização.
É importante saber identificar se os valores da empresa estão sendo aderidos pelos colaboradores, apoiando e nutrindo o impacto dessas declarações.
Por que a missão, visão e valores são importantes no planejamento estratégico?
O planejamento estratégico inclui vários fatores que, em conjunto, resultam em processos que determinam:
- A fundação das metas organizacionais;
- A aplicação de recursos;
- Tomadas de decisões;
- Alocação de investimentos visando alcançar os objetivos chave da empresa e seu sucesso comercial.
A missão visão e valores também estão inclusos nesses processos. O conjunto de missão, visão e valores é muito importante para a base de uma cultura organizacional. São esses três elementos que irão guiar as decisões para a empresa conseguir atingir os resultados almejados.
Quando falamos na análise e definição de crenças da empresa, ou seja, seus valores, alguns pontos são estrategicamente importantes, como:
- Estudo do ambiente interno e externo da organização;
- Visão de futuro e metas do negócio.
Portanto, para conseguir ser uma empresa com um retorno 29% maior em relação a outras, é importante encarar as definições de missão visão e valores de forma criteriosa, envolvendo o maior número de pessoas possível na elaboração do roteiro que compartilhamos para desenvolver uma estrutura estratégica para o seu negócio.