Dados na nuvem: é seguro?

O armazenamento em nuvem representa o ato de salvar arquivos em um dispositivo online, fora da sua máquina. Essa tecnologia possibilita guardar dados na internet através de um servidor online sempre disponível.

Ultimamente, muitas pessoas estão aderindo à tecnologia da nuvem, seja armazenado fotos no Google Fotos, utilizando o famoso Icloud da Apple, entre outros.

Isso torna-se possível, pois os serviços em nuvem contam com um servidor que fará a comunicação dos dispositivos pessoais com data centers (centros de dados). Os data centers são locais físicos que possuem um alto nível de segurança digital, física e estão espalhados pelo mundo.

A autonomia é livre quando falamos de acesso via nuvem, você poderá editar, excluir e compartilhar seus arquivos online, sem contar o benefício de poder acessar seus documentos e materiais de qualquer máquina em qualquer lugar.

Outro ponto positivo é que o armazenamento em nuvem não requer que as pessoas comprem hardwares para armazenar seus arquivos. Diversos serviços possuem espaço considerável para armazenamento de forma gratuita.

Além disso, o compartilhamento de arquivos fica mais fácil quando é necessário que vários funcionários editem o mesmo arquivo, por exemplo, basta deixar esse arquivo em comum para as pessoas que irão editar.

O ônus da utilização dos arquivos em nuvem é que o uso da internet é necessário. Para empresas, isso não é um grande problema, pois muitas funções, ferramentais e softwares são utilizados dentro desse ambiente online.

Um aspecto que causa muitas dúvidas e especulações nas empresas, principalmente para as que ainda estão se desenvolvendo no mercado, é se esse ambiente online para seus dados é seguro ou não. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o armazenamento em nuvem garante a segurança do seu arquivo, pois o principal foco para as empresas que fornecem esses serviços é a segurança dos arquivos, uma vez que a empresa perde essa credibilidade ela está fora do mercado.

Outras características provam a eficiência da segurança dos dados em nuvem como, por exemplo, o controle de acesso à informação, esse controle é assegurado por meio de senhas e níveis de importância.

Isso implica que, para acessar a conta da sua empresa, é necessário digitar o Login e a senha e os documentos armazenados podem ter níveis de importância definidos por você ou pelos gestores da sua empresa, o que evita que um colaborador não autorizado possa visualizar os arquivos.

Sem contar que as informações armazenadas em um sistema de nuvem podem ser criptografadas, aumentando ainda mais a segurança dos seus arquivos. A criptografia é um método que, por meio de algoritmos complexos, impede a visualização das informações para um invasor. Ele só conseguirá acessar os dados se tiver uma chave de acesso.

,