Departamento Pessoal ou Recursos Humanos? Entenda a diferença desses dois setores

Dois setores que parecem realizar as mesmas funções. Nessa matéria, você entenderá quais são as principais diferenças entre o Departamento Pessoal e o setor de Recursos Humanos.

Qual é o principal objetivo dos setores?

Ambos os departamentos são responsáveis pelo relacionamento entre a empresa e seus funcionários.

E qual é a principal diferença entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos?

A principal diferença entre os setores é que enquanto, por um lado, o Departamento Pessoal gerencia a parte financeira e tributária, o RH faz a gestão do capital humano, vamos entender um pouco mais sobre esses dois pontos abaixo.

O que é Capital Humano?

Capital humano é a junção dos conhecimentos, habilidades e atitudes que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico.

Para uma empresa, o investimento em capital humano pode trazer tanto resultados significativos para a empresa. Com capacidade e treinamento um funcionário terá mais entendimento sobre um processo, por exemplo, e sua produção terá um resultado maior e melhor.

Quais são as principais funções do RH?

Treinamentos, recrutamento e seleção, controle de horas, gestão de cargos e salários, desenvolvimento dos funcionários, entre outras funções torna a área de recursos humanos abrangente e envolve uma série de atividades, incluindo a gestão do clima e da cultura dentro do ambiente empresarial.

O RH deve abordar uma estratégia e um plano de ação para todas as funções acima descritas, um exemplo é o recrutamento e seleção que, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, deve alinhar suas estratégias e planos com foco na assertividade na hora da contratação.

Desde a elaboração e a divulgação das vagas até a realização de entrevistas com os candidatos, todas essas atividades estão inseridas no recrutamento e seleção.

Outro ponto bastante importante nas funções do Recursos Humanos é a forma de engajar seus funcionários, pesquisas de clima organizacional, desenvolvimentos de campanha de engajamento também fazem parte das funções do RH.

Agora que explicamos as funções e demandas do RH, vamos detalhar como funciona o Departamento Pessoal.

Quais são as principais funções do DP?

O Departamento Pessoal, por sua vez, trabalha com a parte mais burocrática como: folha de pagamento, processo de admissão e demissão de funcionários, registro em carteiras de trabalho e gestão de benefícios.

Aqui já conseguimos identificar, então, as principais diferença entre RH e Departamento Pessoal.

Conhecido pela sigla DP, o Departamento Pessoal é a área responsável por processos administrativo-burocráticos que envolvem a gestão de funcionários em uma empresa. Esse setor garante que a organização cumpra as leis e normas, evitando assim os passivos trabalhistas como multas e processos.

Dentre suas funções, podemos citar a manipulação e arquivo de documentação dos funcionários, gestão de licenças e férias, folha de pagamento e contato com órgãos públicos e controle de horas trabalhadas.

A identificação das funções desses setores pode gerar dúvidas, principalmente para os iniciantes nessas áreas. Mas, em caso de dúvidas não se esqueça: o RH é voltado para o capital humano e o DP é voltado paras as funções burocráticas.