Desafios da maternidade no trabalho: mulheres sofrem preconceito durante período de gestação e retorno pós-maternidade

Uma pesquisa realizada pela empresa Vagas.com revelou que 52% das mães que ficaram grávidas ou saíram em licença-maternidade em seu último trabalho passaram por alguma situação ruim na empresa.

Uma das várias dificuldades que as mulheres encontram no mercado de trabalho é o preconceito em relação à maternidade. Essa discriminação começa nas entrevistas de emprego, quando as mulheres são questionadas se têm filhos ou pretendem ter. Isso ocorre porque muitas empresas e muitos profissionais de RH ainda cultivam o conceito de que mulheres que são mães não se dedicam tanto quanto aquelas que não lidam com as preocupações da maternidade.

Outro ponto bastante argumentado é que as mulheres têm direito à licença-maternidade, que as mantém afastadas pelo período de até seis meses.

Quando olhamos para empresas mais antenadas, que buscam diariamente investir no capital humano e no bem-estar dos seus colaboradores, essa ideia já parece ser muito ultrapassada, no entanto, muitas organizações ainda consideram desvantajoso contar com mulheres grávidas e mães no seu quadro de funcionários.

Um estudo da empresa Catho ainda aponta que as mulheres deixam o mercado cinco vezes mais que os homens depois da licença-maternidade. Ainda há uma tendência de um intervalo forçado de dois a três anos entre o nascimento do filho e a volta da mãe ao mercado. E quando essas mulheres retornam, dados apontam que 2/3 das vezes é para um cargo ou salário inferiores ao que tinham antes da gravidez.

Como esse cenário impacta na vida das mulheres?

A discriminação que as mulheres sofrem na sua vida profissional, desde a gestação até após a maternidade, pode gerar diversos efeitos colaterais, visto que muitas decisões acabam sendo pautadas nessas vivências que elas têm no ambiente de trabalho, impactando diretamente como elas irão lidar com as suas inseguranças e objetivos profissionais.

Muitas vezes suas decisões pessoais de ter uma família acabam ficando em segundo plano, gerando frustração e infelicidade. Dados do IBGE mostram que desde o fim dos anos 1990 o número de mulheres que se tornaram mães depois dos 40 anos aumentou em 88,5% — passou de 48.402 em 1998 para 91.212 em 2018. Ainda segundo o estudo, as principais razões apontadas pelas mulheres para adiar a gestação é ainda não ter encontrado o parceiro, a plenitude profissional e o desejo de estabilidade financeira.

É importante lembrar que muitas mulheres acabam postergando o sonho da maternidade e quando se sentem estáveis para tal, acabam tendo complicações ou até mesmo não conseguindo engravidar por conta da idade.

Como a empresa pode ajudar as mães a enfrentarem esse cenário?

Muitas empresas estão tentando inverter esse contexto de preconceito com as mulheres que são mães, buscando incluí-las, oferecendo conforto necessário durante o período de gravidez, ou até mesmo utilizando da flexibilidade do trabalho remoto.

Veja abaixo algumas ações que a empresa pode aplicar para melhorar a relação entre maternidade e trabalho:

Manter todos os colaboradores informados

Para criar um ambiente agradável para todos, inclusive para as mães, é necessário manter os colaboradores informados, seja levantando a pauta em reuniões ou até mesmo promovendo palestras e conteúdos sobre o tema. Além disso, é necessário comunicar e sempre reforçar aos funcionários que atos e falas preconceituosas não são tolerados no ambiente de trabalho.

Comunicar quais são os direitos da maternidade

Conscientizar as colaboradoras da empresa sobre quais são os seus direitos e deveres e, também, em relação aos benefícios trabalhistas é importante para que as eles se sintam mais confortáveis para lidar com o processo da maternidade sem os anseios relacionados à demissão, por exemplo.

Oferecer flexibilidade

Flexibilidade é a palavra do momento para empresas que querem manter seus talentos, e não seria diferente quando falamos da gestação e maternidade.

Oferecer flexibilidade de horário ou de trabalho remoto em momentos que a mãe precise se ausentar para realizar exames e consultas do pré-natal é fundamental para manter a saúde e bem-estar da mãe e do bebê.

Normalizar a amamentação no local de trabalho

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê dois intervalos de 30 minutos para amamentação, isso porque os bebês devem ser alimentados apenas com leite materno até os seis meses.

Em conjunto com o RH, pode ser negociado para que essas pausas aconteçam da melhor forma possível, vantajoso tanto para a empresa quanto para a mãe.

Tenha um processo de Recrutamento e Seleção inclusivo

Uma nova era parece estar começando quando vemos depoimentos de mulheres contratadas durante a gravidez. Embora esse novo cenário ainda esteja dando os primeiros passos, é importante que as empresas sejam mais inclusivas com as mulheres durante o processo seletivo. Além de considerar a contratação de mulheres grávidas, o time de R&S precisa eliminar perguntas discriminatórias como, “você pretende ter filhos?” ou “o que acontece se o seu filho passar mal durante o expediente?”.

Por fim, é importante que as empresas comecem a dar os primeiros passos para que esse quadro seja cem por cento invertido. Todas as ações, em conjunto, serão importantes para que as mulheres sejam cada vez mais incluídas no contexto corporativo.