Desenvolvendo skills de liderança

A definição mais simples de liderança é a capacidade de inspirar e organizar outras pessoas para atingir um objetivo em comum com a empresa. Suas habilidades, ou skills, são importantes para qualquer tipo de organização, pois são elas que direcionam a energia da equipe para alcançarem a meta coletiva.

Os perfis de liderança podem aparecer em soft skills como paciência, empatia e boa escuta ou em hard skills como assumir riscos e tomar decisões importantes. Quaisquer que sejam seus pontos fortes naturais, desenvolver habilidades de liderança que se alinhem a essas aptidões é o seu ingresso para uma maior eficácia no trabalho.

Por que desenvolver habilidades de liderança é importante?

Ser um líder exige muito mais do que muitas pessoas podem imaginar. Liderar não é uma tarefa simples, muito menos se destacar no mercado como exemplo de boa liderança.

Por esse motivo, desenvolver determinadas habilidades não é importante apenas para a empresa, mas sim para a carreira do líder. Além disso, elas também podem melhorar seus relacionamentos pessoais, isso porque, à medida que você aprende a melhorar as habilidades de liderança, aprende sobre comunicação e construção de conexões com os outros.

Como desenvolver as habilidades de liderança?

Para saber por onde começar a melhorar suas skills, é importante saber quais são seus pontos fracos e pontos fortes. Para isso, separamos duas etapas para facilitar esse entendimento.

Determine o seu tipo de liderança

Compreender qual modelo de liderança você propaga para sua equipe abre portas para a construção de habilidades que estão em harmonia com a sua verdadeira natureza. Sua abordagem de liderança é democrática, visionária, treinadora, afiliativa, pioneira ou dominante? Com uma noção de onde você se enquadra nessas categorias, você está mais bem equipado para aprender como melhorar as habilidades de liderança.

É através do modelo de liderança que o líder descobrirá seus pontos fortes e fracos naturais. Por exemplo, líderes democráticos, podem ter problemas para lidar com crises.

Autoavaliação sincera

Quando há uma compreensão dos pontos fracos, é importante começar a resolvê-los. Mas para identificar pontos fracos a autoavaliação deve ser sincera. Você pode até pedir a outras pessoas em quem possa confiar para lhe dar opiniões sobre suas habilidades de liderança.

Alguns questionamentos são válidos em determinadas áreas:

  • Empatia: você tem empatia com as necessidades e sentimentos dos outros ou se concentra apenas nos seus próprios?
  • Comunicação: você define expectativas e limite? Fornece metas e direções claras e manter os funcionários informados?
  • Tomada de decisão: você está confiante em sua capacidade de tomar decisões difíceis?
  • Eliminando o microgerenciamento: você está focado em atividades de microgerenciamento?
  • Cultura do feedback: você tem modelos de feedback ou feedforward? Costuma ter datas para aplicá-los ou apenas em momentos de crise?

Dicas para melhorar as habilidades de liderança

1. Trace um plano

Com uma ideia nítida de seus pontos fracos e fortes, você estará pronto para traçar um plano alinhado ao seu modelo de liderança.

Por exemplo: se você identifica a falta de confiança como uma fraqueza, você deve tomar medidas que buscam aumentar a sua confiança. Por outro lado, caso tenha identificado uma comunicação não efetiva, comece a praticar técnicas de comunicação assertiva. Com a identificação do problema somado a prática para solucioná-lo, você começará a incorporar exemplos de habilidades de liderança para facilitar o sucesso em qualquer tipo de negócio.

2. Lidere pelo exemplo

Como um líder conseguirá desenvolver suas habilidades se ele não consegue inspirar as pessoas? As pessoas respeitam e se inspiram em quem cumpre com suas palavras. Um dos exemplos mais poderosos de habilidades de liderança é mostrar aos que estão ao seu redor exatamente o que você gostaria que eles fizessem.

Um dos caminhos para que isso se torne cultura é liderando pelo exemplo. Os indivíduos se influenciam mais através das ações de um líder do que necessariamente sobre o que ele fala.

3. Fortaleça ainda mais seus pontos fortes

Estamos focando até o momento em melhorar os pontos fracos, mas não se esqueça que também é importante reconhecer e ressaltar os pontos fortes. Reconhecer seus dons e habilidades te dará mais confiança para colocá-los em prática agora.

4. Estabeleça metas e as cumpra

Nenhum projeto será realizado se não for planejado. Os líderes devem investir tempo em esclarecer seus objetivos e solidificá-los para conseguir desenvolver cada vez mais as suas habilidades. À medida que você avança em seus objetivos, os exemplos de habilidades de liderança que você incorpora falarão muito sobre sua tenacidade em realizar sua visão de negócios.

5. Falhar faz parte do processo

Ser um líder eficaz significa nunca cometer erros? Não, ao contrário, mesmo os líderes mais poderosos e inspiradores cometem erros. Quando você reconhecer um erro, admita abertamente e tome medidas para corrigi-lo. Seja aberto sobre seus fracassos; discuta-os consigo mesmo e com sua equipe. Aprenda com eles. Pergunte a si mesmo e à sua equipe: “Como posso evitar cometer esse erro no futuro?”.

6. Encontre seu propósito maior

Para liderar é necessário saber o que te move, pois é essencial que você saiba por que está dedicando tempo e esforço ao objetivo escolhido. Talvez você queira liderar pois sente que pode ajudar os outros desenvolvendo produtos e serviços de que eles precisam, ou vê um lugar onde pode causar mudanças positivas em seu setor. Todos esses são propósitos superiores e, ao identificar o seu, você pode operar melhor como um líder confiante, conhecedor e capacitador para os outros.