Design thinking e métodos ágeis para o RH: como tornar o RH mais dinâmico

A mudança de expectativas e a pressão para atrair e reter talentos, engajar colaboradores e manter bons KPIs estão levando as organizações a migrarem para uma metodologia ágil. A metodologia envolve cooperação constante com as partes interessadas e melhoria contínua em todas as etapas, incluindo pensamento criativo e gestão. E uma das abordagens que ajudam as empresas a se tornarem mais ágeis é o design thinking. Vamos ver o que é o processo de design thinking e como podemos aplicá-lo nas rotinas do RH.

O que é o design thinking e como integrá-lo com a metodologia ágil

Design thinking é uma abordagem de solução de problemas mediante inovações baseadas em design orientado para o ser humano. Baseia-se na observação, com empatia, de como as pessoas interagem com seus ambientes e emprega uma abordagem interativa e prática para criar soluções inovadoras.

Design thinking é aplicar princípios criativos e implementar metodologias ágeis para qualquer projeto ou ideia. Contudo, não pense que para aplicar a metodologia basta usar a criatividade. Para implementar o modelo de design thinking é preciso um estudo de caso aprofundado, visando a experiência do usuário/público-alvo como foco.

Dados da pesquisa da IDC apontaram que 30 a 35% dos projetos falham devido à relutância em tentar novas abordagens criativas. As organizações costumam recorrer a metodologias ágeis, como Scrum, para resolver esse problema, pois podem aumentar as taxas de sucesso promovendo uma melhor colaboração e comunicação. No entanto, os métodos ágeis fornecem apenas parte da solução. Então, como podemos resolver o problema completamente? É aí que entra o design thinking.

Combinar métodos ágeis e design thinking não é uma tarefa simples. Requer uma mudança de cultura — acostumar-se a uma nova forma de pensar e agir. Os métodos ágeis e o design thinking valorizam as pessoas, não os processos. As organizações devem identificar as pessoas certas para seus projetos, garantir a coerência cultural entre as equipes e coordenar os métodos ágeis com o processo de design thinking.

A combinação de design thinking e métodos ágeis pode ajudar a mudar o RH em sua essência. Ajuda as empresas a desenvolver uma mentalidade centrada no ser humano, que se concentra na criação de experiências significativas. Essa combinação resulta em uma abordagem iterativa para resolver problemas complexos, onde o funcionário é colocado no centro do processo.

Seis abordagens para o design thinking

Como falamos, o princípio do método é melhorar a experiência do usuário. Neste caso, estamos falando dos colaboradores da empresa que são o público-alvo do setor de recursos humanos. Primeiramente, é importante que a equipe responsável pelo planejamento e implementação da metodologia seja empática e escute seus colaboradores. Pergunte a eles o que os deixam desconfortáveis ou quais são suas frustrações. Em seguida, defina o problema mais urgente que deseja resolver.

Em segundo lugar, faça um brainstorming das melhores ideias e defina as soluções que você encontrou. Por fim, pense em criar um modelo funcional e fácil de alterar a partir da ideia central. Faça isso para testar o que funciona e o que não funciona.

O processo de design thinking também ajuda você a dimensionar e garantir que o modelo de seu planejamento ou desenvolvimento seja adaptável e implemente rapidamente métodos ágeis.

Veja como desenvolver um projeto ou estratégia de acordo com o processo de design thinking:

Observe e escute as pessoas

Esta etapa envolve entender por que as pessoas em sua empresa se comportam de determinada maneira, o que as motiva e suas necessidades. Inclui definir padrões de comportamento, fazer perguntas e desafiar suposições. A empatia, nesse caso, é poderosa porque revela problemas que você pode não ter percebido.

Chegue na causa raiz

É importante entender qual é o problema central e chegar na sua causa raiz. Entenda as necessidades com base nos objetivos da organização e na força de trabalho ou candidato.

Faça um brainstorming de ideias

Técnicas como brainstorming e mapeamento mental irão ajudá-lo a navegar melhor pelas ideias e encontrar soluções alternativas. Lembre-se que em um brainstorming todas as ideias devem ser consideradas.

Protótipo

A prototipagem de RH, ou simulação de situações, ajuda o setor a ter uma noção de como será a mudança, na prática. Isso ajuda a descobrir possíveis ajustes ou mudança total no projeto. O feedback da sua força de trabalho é vital porque ajuda você a obter sugestões ou soluções para melhorar seu plano de ação.

Implantação

É hora de colocar o seu projeto em prática.  

Avaliação

Avalie o sucesso da sua estratégia com o design thinking. Certifique-se de desenvolver uma estratégia precisa de planejamento da força de trabalho e que seus funcionários entendam as metas e habilidades que você gostaria de desenvolver na organização.

Embora a maioria das estruturas e ideologias sejam faseadas, o processo de design thinking não exige que essas etapas sejam executadas em uma ordem precisa. Você pode alternar entre ciclos e processos como achar melhor até chegar à solução e design certos.