Dicas para coordenar o seu RH
Coordenar um setor de Recursos Humanos é uma tarefa que exige uma liderança ativa, tomada de decisões e ideias inovadoras para sua equipe de RH e para os seus funcionários.
Muitas empresas estão seguindo o novo modelo do negócio e, com isso, elas estão se adaptando para ter um setor de Recursos Humanos cada vez mais estratégico. Com esse novo olhar, as organizações estão buscando em um gestor de RH uma pessoa que estabeleça a junção de objetivos da área com as principais metas da empresa.
O gestor de Recursos Humanos tem como objetivo buscar planos e ações estratégicas para a sua área, buscar melhores formas de desenvolver seus colaboradores e mensurar todo o resultado obtido.
Separamos algumas dicas para você de como ser um bom gestor de RH, trazendo melhorias para a sua empresa e para o seu time.
Entenda todas as funções de RH
Entender todas as funções e processos do seu setor faz com que você possa contribuir com melhorias para atividades e tarefas de determinados processos. Explorar outras funções do RH fará com que você melhore seus conhecimentos e habilidades. Se você sempre trabalhou com treinamento e desenvolvimento, procure adquirir conhecimento em recrutamento e seleção, por exemplo.
Organização e planejamento
Para liderar uma equipe, você deve ser um exemplo para os seus subordinados. Todos que trabalham no RH devem ser organizados e ter um bom planejamento de atividades e tempo. Sabemos que independente do setor, ser um funcionário organizado traz muitos benefícios, tanto para si mesmo quanto para empresa
Um documento faltando e informações erradas no perfil do funcionário, por exemplo, podem gerar dor de cabeça quando você está gerenciando um departamento de recursos humanos.
Seja um exemplo
Como já mencionado na dica nº 2, para liderar uma equipe, você deve ser um exemplo para o seu time.
Colocar regras que você não segue para os seus colaboradores tornará o seu desempenho em liderar mais difícil. As normas devem valer para toda equipe, igualmente.
Ao praticar as regras e agir de igual para com sua equipe fica mais fácil motivar e engajar os seus funcionários.
Saiba solucionar problemas e conflitos
Saber lidar com situação de problemas e conflitos internos deve ser uma das qualidades de um gestor de recursos humanos, isso significa que você precisa ter pulso firme e ser justo, especialmente quando se trata de políticas da empresa. Independente se você está lidando com profissionais iniciantes na empresa ou com um gestor com muita influência. Se alguém estiver fora de contexto, você precisa saber quando e como aplicar a política organizacional.
Integre os departamentos diversos da empresa
A capacidade administrativa de um gestor é fundamental na hora de fazer a integração entre setores de uma empresa. Isso porque, ao envolver departamentos tão específicos quanto o financeiro e o de produção, por exemplo, pode haver desavenças que só um líder confiável e imparcial poderá resolver.
Conheça o seu time
Para ser um bom gestor de RH é imprescindível que você conheça e entenda a dinâmica do seu time, isso envolve conhecer bem quem são as pessoas que trabalham no seu departamento.
Familiarize-se com seus funcionários, entenda suas fraquezas e limitações. Valorize a diversidade e compreenda o seu pessoal, com isso será mais fácil delegar tarefas de acordo com as habilidades de cada colaborador, o que tende a aumentar o engajamento e a produtividade do departamento.