Dicas para engajar os colaboradores
O engajamento de colaboradores é um assunto que vem sendo cada vez mais abordado nos temas principais de RH. Muitas empresas já aplicam ações voltadas para o envolvimento dos profissionais, no entanto um relatório recente da Gallup descobriu que apenas 20% dos funcionários em todo o mundo estão envolvidos no trabalho. Isso demonstra que ainda há muito espaço para debater sobre o tema e descobrir novas formas de incentivar as pessoas que fazem parte da empresa.
Um artigo da People Mananging People apontou diversas ideias de envolvimento dos funcionários. Vamos conferir as principais dicas e acrescentar algumas que separamos, com um pouquinho dos nossos insights, claro!
Tudo começa no processo seletivo!
O processo seletivo é o primeiro contato que o profissional terá com a empresa. Se, logo de início, gerar uma boa impressão no participante já será um ponto positivo para a empresa. O candidato se sentirá acolhido mesmo que não seja aprovado para a vaga.
Onboarding para integrar – de verdade
O primeiro dia em uma nova empresa é uma mistura de sentimentos e o novo membro pode ficar acanhado ou com dúvidas. Por esse motivo, tenha um processo de onboarding definido para que o novo colaborador não se sinta deixado de lado nesse início.
O processo de integração precisa incluir desde treinamentos básicos sobre a política da empresa até, como o nome já diz, integrar a nova pessoa com as equipes já formadas.
Domine o feedback
É muito difícil reter e engajar colaboradores sem aplicar feedbacks. Segundo estudo da Gallup, 44% dos Millenials com uma rotina de reuniões regulares com seus líderes dizem ter engajamento. Os profissionais querem saber como estão e quais pontos podem desenvolver na sua jornada na empresa. Além disso, é através do feedback que a transparência sobre o plano de carreira pode motivar ainda mais um colaborador. Sessões regulares de feedback ajudam os funcionários a compreender seu progresso e áreas de melhoria, sem os deixar com suposições.
Reconheça o esforço das pessoas
Reconhecer os funcionários é uma das formas mais simples e eficazes de demonstrar que você valoriza o trabalho e as contribuições deles para a equipe.
Estudos indicam que 92% dos trabalhadores se sentem valorizados em empresas que implementam programas de reconhecimento. Seja celebrando conquistas em equipe ou oferecendo recompensas em reuniões individuais, há diversas estratégias que você pode adotar para mostrar aos funcionários que se importa com eles.
Promova um ambiente de trabalho equilibrado
Pensar no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal de um colaborador é, também, reforçar ações de saúde mental. Uma empresa que busca um cenário com foco no colaborador e gestão humanizada não pode ter práticas que não possibilitem esse equilíbrio.
Segundo o artigo 66 da CLT (Convenção das Leis Trabalhistas) todo funcionário registrado tem direito a 11 horas consecutivas de descanso, chamado de período interjornada.
Estudos ainda apontam que o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho impacta 8,3% na satisfação e 45,4% na retenção dos colaboradores.
Pelos motivos citados acima, o RH precisa criar um plano de ação para os colaboradores conseguirem desfrutar dos momentos em que estão fora do ambiente de trabalho e tenha o seu período de descanso respeitado.
Team Building
Team Building é uma ferramenta de gestão de pessoas que utiliza atividades e técnicas para fortalecer a relação entre as pessoas de uma mesma equipe. Um dos seus principais objetivos é tornar o time mais colaborativo, coeso e com objetivos comuns, compartilhando informações e conhecimentos.
A formação de equipes pode ajudar a promover um local de trabalho mais saudável e engajado. Essas atividades transformam os colegas em verdadeiros companheiros de equipe que se preocupam uns com os outros e trabalham para apoiar o sucesso reciprocamente. De acordo com uma pesquisa de 2023, quase 75% dos funcionários consideram o trabalho em equipe e a colaboração essenciais.
E aí, RH? Essas dicas te ajudaram? Veja mais materiais que também podem te ajudar!