Dicas para se reinventar e ter um bom desempenho profissional

É comum que em tempos de crise econômica a preocupação quanto à empregabilidade tende a aumentar. O medo que assombra a recolocação chega a muitas pessoas, quem está desempregado teme não conseguir trabalho e quem está trabalhando fica com receio quanto a sua estabilidade.

E tanto quem está iniciando sua trajetória profissional quanto quem busca a recolocação se questionam em relação ao que fazer para serem aceitos no mercado de trabalho. Diante deste cenário, vale a reflexão sobre o que é ser um bom funcionário e melhorar seu desempenho.

Ganhar destaque no mercado de trabalho nunca foi uma tarefa fácil, ainda mais em tempos de crise. Além das empresas exigirem qualificações profissionais, elas procuram pessoas que demonstrem autocontrole, confiança e foco para alcançarem seus objetivos.

Confira algumas dicas para conseguir um bom desempenho profissional:

Tenha metas pessoais e profissionais estabelecidas

Tanto pessoas em busca de recolocação quanto as pessoas já inseridas no mercado precisam ter seus objetivos pessoais e profissionais formulados. Com as metas estabelecidas, o caminho a ser seguido fica mais preciso. Nas metas profissionais, alinhe suas metas com os norteadores estratégicos e a cultura da organização.

Seja Organizado

Manter o seu ambiente profissional organizado irá facilitar o desenvolvimento das demandas diárias. Abuse dos cadernos de anotações, agendas e planners, a organização pode ser feita também digitalmente.

Atualize-se

Manter-se atualizado é muito importante para que sua evolução profissional seja constante. Todos os dias novas ferramentas são apresentadas no mercado ou novos estudos são abordados. Esteja sempre atento!

Seja colaborativo

Compartilhar o seu conhecimento não irá te fragilizar como profissional, pelo contrário, pessoas que tendem a partilhar seus conhecimentos com as colegas são vistas como admiráveis.

Cultive o diálogo

Pessoas que promovem o diálogo e a abertura de ideias receberão de sua equipe um maior comprometimento com as tarefas diárias.

Aceite críticas

As críticas nem sempre servem para magoar, muitas vezes elas são necessárias para o crescimento da pessoa. Por isso é importante aprender com as críticas construtivas e buscar melhorar no quesito pontuado.

Inove e demonstre o seu trabalho

Busque inovações e melhorias para os processos de sua empresa. Muitas vezes olhamos apenas para os problemas e não focamos em buscar a solução. Isso irá demonstrar comprometimento com a empresa

Festeje cada meta realizada

Seu sucesso depende essencialmente de você, por isso, compreenda seu mérito em cada conquista alcançada ao longo do processo. Se os resultados alcançados tiveram a contribuição de sua equipe, partilhe o sucesso com todos.

,