Employee Experience: o que é e como aplicar na sua empresa
A experiência está caracterizada na vivência de momentos marcantes durante a trajetória de uma pessoa em determinado período. Com as mudanças do mercado e do pensamento estratégico das empresas, o ato de se preocupar com as pessoas que estão diariamente nessas organizações tornou-se uma premissa para que essas empresas busquem se destacar nesse novo cenário.
As empresas já passaram por diversas evoluções em relação ao bem-estar do funcionário e sua participação dentro do ambiente de trabalho, e é notório que há um retorno, visto que as empresas continuam investindo nesse aspecto.
Investir em criar memórias saudáveis e positivas para seus funcionários faz com que a companhia consiga a permanência dos mesmos, sem correr o risco de perder talentos.
Desse modo, o conceito de Employee Experience precisa ser desenvolvido para formação e construção de experiências para os funcionários. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto.
O que é Employee Experience?
Em sua tradução, Employee Experience significa experiência do funcionário. No âmbito de gestão de pessoas, esse conceito deve ser entendido como criar experiências para os funcionários em práticas diárias na busca de conceder valor no cotidiano dos colaboradores da empresa. Na relação entre empresa/funcionário é de suma importância criar uma conexão para que os momentos de vivência do funcionário dentro da empresa sejam positivos e, além disso, que esses momentos possam ser transmitidos tanto para outros funcionários na corporação quanto para amigos e familiares. Esse compartilhamento de experiência fomenta ainda mais a cultura da empresa, fazendo com que os indicadores de clima organizacional acompanhem essa evolução.
Se você está no mercado de trabalho há mais de dois anos, com certeza já passou por momentos marcantes na empresa que você trabalha. Se, nesse período, você for mensurar os momentos de reconhecimento com os momentos em que não se sentiu reconhecido e o resultado dessa balança não for positivo, você irá então procurar um local de trabalho que reconheça suas qualidades e desempenhos profissionais.
Elementos para um bom employee experience:
Construir um ambiente que proporcione boas experiências para seus funcionários depende de vários fatores internos que irão, juntos, moldar esse conceito e melhorar a vivência dos funcionários na empresa. Veja alguns exemplos abaixo:
Reconheça seus funcionários
Ter programas e campanhas que incentivam seus funcionários é um dos conceitos básicos para desenvolver experiências memoráveis e boas. Ser reconhecido, além de demonstrar que a empresa se importa com a performance do funcionário é uma ótima oportunidade para ter um bom resultado nas pesquisas de clima.
Crie um ambiente saudável, inclusivo e de respeito
O princípio para a boa convivência em qualquer contexto é o respeito, juntando esse conceito com um contexto inclusivo e saudável, a convivência entre os funcionários e a empresa fica mais leve e, com esse fator, boas experiências são construídas com mais facilidade.
Escolha uma boa liderança
Coordenar uma grande equipe, ou até mesmo um pequeno grupo de pessoas não é uma tarefa fácil. Um bom líder deve ter as habilidades pessoais bem desenvolvidas, além de saber interagir com o seu time, deve escutá-lo, orientá-lo e ser um exemplo para as pessoas que compõe essa equipe. Uma liderança voltada para autocracia, onde os líderes apenas dão ordens não gera boas experiências para os funcionários.
Invista em desenvolvimento
Investir no desenvolvimento dos funcionários está diretamente ligado a geração de boas memórias, estar em uma empresa que fornece acesso a aprendizagem e desenvolvimento faz com que o funcionário se sinta encorajado para enfrentar novos desafios. Investir no crescimento do funcionário é também uma forma de reconhecimento.
Como aplicar esse conceito na empresa?
O primeiro passo para implantar uma cultura focada na experiência do funcionário é identificar quais são as ferramentas e campanhas que a empresa já utiliza para relação com seus funcionários e, a partir dessa análise, deverá entender quais ferramentas estão funcionando nessa relação e quais podem ser melhoradas ou até mesmo descartadas.
Para iniciar essas análises e identificar os gaps, ter uma base de dados para essas análises é de muita importância, pois é através desses dados que a empresa conseguirá montar um plano de ação sustentável. Para esses dados, a empresa ou o próprio RH poderá realizar uma Pesquisa de Satisfação para os funcionários, ou até mesmo iniciar uma pesquisa de clima organizacional.
Após identificar e implementar o plano de ação, acompanhe o desenvolvimento dessa conceito e aplique as dicas e elementos voltados para o Employee Experience que citamos acima.