Empresas Unicórnios – Você sabe o que são?
Unicórnios existem? Bom, para responder essa pergunta vai depender muito do ponto de vista de quem irá responder. Os unicórnios são criaturas mitológicas que possuem a forma de um cavalo, geralmente branco, que se destacam pelos chifres em suas cabeças.
Mas quando falamos em unicórnios no século XXI, sua existência é real! Estamos falando das empresas que alcançam um valor de 1 bilhão de dólares. Isso mesmo! O termo é utilizado para startups que são avaliadas em mais de U$ 1 bilhão.
De onde surgiu o termo startup unicórnio?
A investidora americana Aileen Lee foi a primeira pessoa a utilizar a expressão, em seu artigo Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups (“Bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”).
O termo faz uma referência ao fato de que essas empresas são inusitadas, assim como os unicórnios. Ainda que os unicórnios não existam, de fato, na mitologia esses seres eram raros e difíceis de encontrar. Algo semelhante acontece com esse tipo de startups.
Quantos unicórnios já foram encontrados?
Hoje em dia, o número de empresas unicórnios está crescendo e não são mais tão “raras” como no começo. Em 2013, em seu artigo, Aileen Lee havia mapeado 39 empresas startups unicórnios. Já em janeiro de 2020, de acordo com a consultoria CB Insights, são 442 ao redor do mundo.
Especula-se, ainda, algumas variações do termo, como: decacórnio, quando as startups são avaliadas em mais de U$ 10 bilhões, hectocórnio quando são avaliadas em U$ 100 bilhões, entre outras.
Qual é o segredo para virar uma startup unicórnio?
Claro que se, assim como no mundo dos unicórnios, houvesse uma receita mágica para ser uma startup de sucesso, todas as empresas seriam classificadas assim, embora alguns unicórnios relevantes compartilhem alguns segredinhos. A bunch.ai, consultoria de cultura empresarial, em uma pesquisa apontou três desses segredos. Confira:
- Unicórnios não desistem dos seus princípios
De acordo com a pesquisa, empresas que têm funcionários focados em propósito e em fazer sempre a coisa certa, têm 44% de chance de se tornarem unicórnios.
- Não se prendem aos pequenos detalhes
A pesquisa ainda indica que empresas que dão muita importância a pequenas particularidades têm 21% mais chances de falhar. Isso porque as startups estão no mercado com o objetivo de oferecer aquilo que o mercado ainda não possui, por isso as ações devem ser tomadas com cautela, mas de forma ágil. Empresas unicórnios não “perdem tempo” com minúcias.
- Foco nos resultados
Segundo a consultoria, empresas que estão focadas em gerar entregas e bons números como resultado, têm 15% mais chance de serem bem-sucedidas.
E aí? Sua empresa está preparada para embarcar nesse mundo mágico?