Entenda por que o TikTok pode ser uma ferramenta estratégica para o seu RH

Acolhido pela geração z, o TikTok é uma rede social que vem ganhando muitos usuários e destaque entre as principais redes. Isso indica que muitas pessoas estão consumindo e gerando conteúdo na plataforma.

Já sabemos que as empresas utilizam as redes sociais para divulgar a sua marca e vender seu produto. Além disso, muitas estão investindo nas redes para fidelizar a sua empresa e criar seu employer branding, divulgando não apenas seus serviços, mas também suas ações voltadas para o bem-estar dos funcionários e para o social.

Mas qual é a relação entre essa nova rede social e o setor de RH? Como ela pode auxiliar o recrutamento e seleção de uma empresa? Continue acompanhando nossa matéria que vamos tirar todas as suas dúvidas!

TikTok no RH: o que é a ferramenta TikTok Resumes?

A rede social do momento que está sendo abraçada pela geração z não é feita apenas de dancinhas e trends. Isso porque, quando acessamos a mídia nos deparamos com diversos tipos de conteúdo e nichos. Muitos influenciadores dão dicas sobre carreira, mercado de trabalho e tecnologias importantes para profissionais.

Para fomentar ainda mais essa tendência profissional, a mídia social lançou o TikTok Resumes. Através desse recurso, os usuários conseguem buscar vagas e se candidatar por meio do app, utilizando vídeos para apresentar seu perfil profissional, expondo suas qualificações, experiências, competências e habilidades.

O projeto-piloto está disponível apenas para algumas empresas americanas como modelo de teste, mas sua intenção é que o TikTok possa ser utilizado pelo RH das organizações mundiais, visando a melhoria nos processos de recrutamento e seleção dessas empresas.

Por que investir na geração z?

A geração z causa impacto nas culturas organizacionais, isso porque se trata de uma geração superconectada, ágil e energizada.

Quando olhamos para o cenário que nos encontramos, em plena era da transformação digital, entendemos que a geração z é a que mais se encaixa nesse contexto. Algumas empresas estão, inclusive, se adaptando ao modelo de trabalho da geração z, cada vez mais antenadas, optando por aplicações inovadoras e modelos flexíveis de jornada de trabalho.

Lembrando que a geração z, diferentemente dos millenials, é nativo digital, ou seja, não precisou se adaptar às mudanças da transformação digital. Além de superconectados, a geração Z tem perfil inovador, são guiados pela experiência, tem facilidade em se adaptar a cenários repentinos e desafiadores.

Principais vantagens do TikTok Resumes

Os profissionais de Recrutamento e Seleção que aderirem ao TikTok, além de conseguirem atrair um público mais jovem, vão realizar um processo seletivo mais voltado para a realidade desses jovens. Ferramenta como o linkedin, por exemplo, demanda de uma postura mais formal, já através do TikTok dá margem para que os candidatos mostrem suas qualidades e defeitos de forma mais leve. Como consequência, o processo ficará mais transparente e mais humanizado, uma vez que o recrutador conhece o “verdadeiro eu” de cada pessoa.

Não queremos desacreditar da seriedade dos processos de R&S, longe disso! Estamos cada vez mais buscando formas de aproximar candidatos e recrutadores para que a assertividade seja crescente e o “match” entre empresas e profissionais mais certeiro, dando a oportunidade de os candidatos vestirem a própria essência.

E esse cenário não é aplicável nas plataformas tradicionais de currículos e, por esse motivo, o TikTok Resume surge como a realização do sonho de muitas empresas: achar o profissional que tenha o perfil comportamental equiparado com a cultura do negócio.