Equipes remotas: saiba como maximizar a produtividade dos colaboradores em home office

O modelo de trabalho remoto está se tonando a maior sensação do momento no ambiente corporativo, visto que essa forma de trabalho beneficia tanto os colaboradores quanto as organizações. Para os profissionais, as principais vantagens são: a flexibilidade de poder trabalhar em sua casa, evitar trânsitos, poder acompanhar o crescimento da sua família, dentre outras. Por outro lado, as empresas que oferecem o modelo de trabalho home office têm benefícios como economia, redução de custos de estrutura e retenção de talentos.

Por esse motivo, além de manter a sua equipe remota motivada, é importante maximizar a produtividade, principalmente nesse momento que a flexibilidade traz maior conforto para os funcionários. Para isso, é necessário manter a equipe unida e sempre em contato. A comunicação será um dos principais elos que vão manter a sua equipe cada vez mais dedicada em entregar o melhor resultado.

Separamos abaixo algumas dicas para potencializar a produtividade do seu time remoto. Acompanhe:

Liderança conectada

Ao liderar uma equipe à distância, você precisa ser capaz de se comunicar e motivá-la nessas circunstâncias. Então o líder não é apenas a pessoa responsável por cobrar resultados, mas sim motivar o seu time a ser produtivo sem depender dessa cobrança.

Comunicação

A comunicação é a chave para construir relacionamentos sustentáveis. Para garantir que a equipe saiba quais são suas metas, resultando em um bom desempenho, ela precisa ter uma forma de relacionamento pontual, seja uma reunião diária ou semanal para alinhar os pontos e colocar as pendências em dia. Além disso, é importante que o líder utilize de reuniões individuais também para saber como o colaborador está, se ele precisa de algum suporte, ou até mesmo para um bate-papo mais descontraído.

Por essa razão, além das reuniões periódicas o líder também pode implementar três pontos que vão ajudar a ter uma comunicação mais efetiva: confiança, compaixão e estabilidade.

Trabalho em equipe

Assim como as reuniões são importantes para manter o time alinhado, ela também serve para manter as equipes unidas. Há uma infinidade de plataformas disponíveis que permitem que as equipes possam compartilhar reuniões e até mesmo através do metaverso.

É importante ressaltar que equipes trabalhando em conjunto tendem a ter resultados melhores. Um estudo da Harvard Business Review apontou que quando os membros da equipe encontram uma semelhança entre si é provável que colaborem organicamente. Isso significa que é crucial misturar suas reuniões com videoconferências e chamadas para que os colegas de equipe possam se identificar uns com os outros.

Cultura de feedback mais ativa

Para que uma equipe possa crescer, evoluir e melhorar é importante que a cultura de feedback esteja implantada nos líderes e gestores. O feedback, bem como feedforward, ajuda você a envolver seus colaboradores em seus pontos fortes e fracos, além de identificar como eles podem ter um desempenho melhor para serem mais produtivos.

Quarenta por cento dos funcionários ficam desengajados quando recebem pouco feedback da sua gestão, de acordo com um estudo do Office Vibe. Além disso, 43% dos funcionários altamente engajados recebem feedback pelo menos uma vez por semana.

Outro ponto que devemos nos atentar é nas mudanças de gerações, uma pesquisa realizada pelo Linkedin revelou que 80% dos millenials preferem que seus esforços sejam reconhecidos na hora, ao invés de esperar por uma reunião pontual. Por esse motivo, os líderes precisam identificar quais são as individualidades de cada profissional, o que o motiva, para reverter os feedbacks de maneira assertiva.

No caso das equipes remotas em específico, o feedback individual com os colaboradores por meio de videochamadas pode ajudá-lo, como líder, a proporcionar conforto e mostrar empatia à sua equipe.

Modelo de recompensa

O modelo de recompensa se baseia no princípio da reciprocidade e para manter a moral do seu time no auge é preciso ter um programa de incentivo e recompensa, para que eles tenham o melhor desempenho. Esse é um padrão para ter uma equipe altamente produtiva.

A receita anual é 3 vezes maior nas empresas que implementam incentivos aos funcionários. Além disso, as empresas que usam programas de incentivo relatam uma taxa de sucesso de 79% em atingir as metas.

Ferramentas certas para o trabalho

Disponibilizar as ferramentas que possibilitam o teletrabalho é essencial para que os colaboradores possam ser produtivos, também é importante utilizar das tecnologias para trazer mais modernidade e agilidade nos processos, principalmente nos que são executados remotamente.

Essas ferramentas também ajudam a gestão a acompanhar as atividades desenvolvidas de maneira mais automatizada. Com esses recursos, os gestores podem acompanhar as taxas de atividades e, com base nessas informações, criar estratégias adequadas.

Autonomia

Confiança é a palavra-chave quando as empresas buscam mais produtividade, isso porque 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente, segundo com um estudo da Page Talent.

Um líder que confia em sua equipe para trabalhar de forma independente, envia a mensagem de que acredita na capacidade deles e neles como pessoas. Isso é muito benéfico para motivar funcionários. Ele deve esperar e cobrar para que um resultado ou um marco seja atingido, mas precisa confiar plenamente que sua equipe o alcançará.

Saúde mental e bem-estar

Por último, mas o mais importante, é o cuidado com a saúde e bem-estar dos colaboradores remotos. Encarar a equipe como pessoas e não apenas como uma parte produtiva do seu plano é muito importante para ter um grupo com bom desempenho.

É importante estar atento principalmente porque as equipes remotas não possuem o olho no olho, muitas vezes as reuniões são feitas com as câmeras fechadas e fica difícil de identificar se o colaborador está passando por alguma situação delicada ou que afete o seu bem-estar.

De acordo com um estudo realizado em 2019 pela OMS, cerca de 20 mil brasileiros pediram afastamento médico no ano por doenças mentais relacionadas ao trabalho. A síndrome de burnout, e até mesmo outras doenças mentais, precisa de uma atenção maior. As empresas, RH e liderança precisam estar alinhados para proteger os colaboradores e auxiliá-los no que for preciso.

Desenvolver uma equipe mais saudável e produtiva; significa estrutura, estabilidade e liderança forte, ouvir ativamente os funcionários e ter empatia com eles.

Maximizar a produtividade de sua equipe remota não precisa ser um esforço caro. A comunicação está no centro do estabelecimento de uma equipe autônoma que produz um trabalho de qualidade e cumpre seus prazos. Seguindo esses principais dicas, você terá uma equipe remota de sucesso.