Escassez profissional: o grande desafio do RH em 2024

Não é de hoje que o setor de Recursos Humanos enfrenta um grande desafio no preenchimento de vagas. A escassez de talentos já é uma realidade e um problema que o RH precisa encarar. Mesmo diante de notícias sobre layoffs, é importante que o profissional de RH precisa ter em mente que a falta de profissionais é real.

O modo de consumo e a importância com novas tecnologias, aliada com a busca por maior valor agregado nos modelos de negócios, aceleram os ciclos de renovação das competências mais necessárias nas empresas, enquanto a oferta de talentos não evolui na mesma proporção.

Segundo um artigo publicado pela Folha de São Paulo, o Brasil terá um déficit de mais de 500 mil profissionais em diversas áreas de tecnologia, no ano de 2025. E ainda de acordo com o estudo da Gi Group Holding, 53% das empresas entrevistadas no país buscam força de trabalho especializada em tecnologia de veículos elétricos, enquanto no cenário mundial essa busca é voltada para profissionais voltados para Inteligência Artificial (40%).

A procura por profissionais qualificados sempre foi árdua, no entanto, a lacuna de talentos está crescente. 70% dos CEOs relatam que a escassez de talentos é a principal dificuldade para conseguir alcançar os objetivos organizacionais.

O artigo da Fobes diz: “Sim, a escassez de talentos é real: o que você precisa saber para atrair e reter (…) A escassez de talentos é real. É global. É significativo e será duradouro.” O texto ainda mostra que 5% dos empregadores em todo o mundo relatam que estão enfrentando desafios para preencher cargos.

Por esse motivo, é preciso desenhar um plano de ação para contornar esse cenário. Aqui vão algumas dicas de como o RH pode lidar com a escassez de talentos a médio prazo.

Como o RH pode superar a falta de profissionais?

São necessárias diversas ações que, somadas, vão reduzir os danos causados por esse problema. Sabemos que a experiência do colaborador e a flexibilidade são pontos cruciais na atração de talentos, no entanto, vamos explorar mais planos que ajudem o RH nesse panorama.

  • Invista no treinamento e desenvolvimento

Se você não está conseguindo preencher vagas muito específicas, talvez seja o momento de treinar seus colaboradores ou contratar profissionais júnior já objetivando uma jornada de treinamentos que poderão qualificá-los.  Outro ponto importante é manter um cronograma de treinamentos atualizado para que novas ferramentas sejam implementadas na empresa e que seus funcionários possam ter domínio de usabilidade.

  • Melhore a aquisição de talentos

Em um mercado onde profissionais especializados são raros, as soluções digitais podem auxiliar as empresas a se destacarem pela experiência oferecida aos candidatos, resultando em maiores taxas de sucesso no recrutamento e na contratação de novos funcionários.

  • Invista na capacitação e atualização da equipe atual

Desenvolver novas habilidades entre os funcionários existentes é mais econômico do que contratar novos. Além disso, com a tecnologia em constante evolução, as empresas enfrentam a necessidade contínua de aprimorar as habilidades e capacidades de sua força de trabalho.