Esgotamento do RH: Como evitar a sobrecarga de profissionais de Recursos Humanos

A saúde mental é um tema muito presente na rotina do RH, os altos índices de casos de burnout refletiram diretamente nas práticas de saúde e bem-estar nas empresas, que são responsabilidades do setor administrar. Segundo um levantamento feito pela ISMA-BR (International Stress Management Association), 30% dos trabalhadores sofrem de burnout no Brasil.

No entanto, a área encarregada de viabilizar ações de bem-estar também está sofrendo de esgotamento. Um estudo realizado pela empresa de benefícios Flash aponta que nove em cada dez profissionais de RH se sentem sobrecarregados no seu dia a dia no trabalho, além disso, 59% acreditam estar em alto nível de pressão.

A pressão que o setor enfrenta pode estar relacionada a diversos fatores como, alta demanda de trabalho, pouco recurso, falta de investimento em tecnologia para a área e prazos apertados. Entretanto, ainda de acordo com a pesquisa citada, as principais razões que influenciaram a sensação de sobrecarga incluem a exigência de estar sempre acessível (27%), carência de ferramentas para administrar equipes (18%), ausência de reconhecimento (17%) e falta de respaldo por parte dos líderes (14%).

A sobrecarga impacta a rotina do profissional, podendo ter consequências, como:

  • dificuldade na concentração;
  • ansiedade;
  • dores físicas (nas costas e na cabeça);
  • desmotivação;
  • distúrbios de sono;
  • irritabilidade;
  • alteração no apetite;
  • isolamento social;
  • queda do rendimento e produtividade.

Por esse motivo, a gerência de Recursos Humanos e a alta administração precisam estar cientes da rotina dos profissionais da equipe. Além disso, deixar que essa sobrecarga agrave, e não se atentar aos seus indícios, pode comprometer a saúde do colaborador. Dessa forma, ele pode vivenciar sentimento de frustração, descontentamento e exaustão mental, o que pode resultar em perda de motivação e falta de envolvimento com as atividades.

O que causa o esgotamento dos profissionais de RH?

Em geral, os funcionários passam por estresse quando estão sobrecarregados e com pouco apoio emocional, ou quando enfrentam situações de alta pressão no local de trabalho. Porém, o profissional de RH enfrenta desafios e demandas únicas que podem levar ao esgotamento.

Aqui estão alguns fatores:

  • Orientar repetidamente outras pessoas através de problemas e dificuldades pode resultar em fadiga de compaixão; 
  • Falta de equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho;
  • Gerenciamento e planejamento urgente durante a pandemia;
  • Conduzir demissões;
  • Sua equipe pode ter poucos funcionários, mas enfrentar demandas de recrutamento e retenção mais urgentes do que nunca, levando a uma carga de trabalho perpetuamente pesada;
  • Atuar como elo entre empregadores e funcionários – sem mencionar a execução de decisões difíceis – pode ser desgastante.

Como evitar a sobrecarga de profissionais de RH?

Aqui estão algumas dicas de como a liderança de RH e a alta administração podem atuar para aliviar os times de recursos humanos e proporcionar uma rotina mais equilibrada e com mais saúde e bem-estar.

Aprimorar a comunicação interna

Estabeleça um cronograma semanal e mensal para agendar reuniões essenciais e 1:1, eliminando o excesso de detalhes. Além disso, dê prioridade às agendas de reuniões que tenham relevância para toda a equipe.

Estruturar a programação

O departamento de Recursos Humanos desempenha um papel estratégico que requer uma organização diária sólida. Por conseguinte, estruture a agenda com clareza nas tarefas a serem cumpridas, prazos realistas e justos, e designação precisa dos responsáveis por cada atividade.

Incorporar soluções tecnológicas

Despeça-se das tarefas manuais! É hora de modernizar a área de Recursos Humanos por meio das ferramentas tecnológicas projetadas para simplificar as rotinas dos profissionais de RH.

Reconhecer os limites individuais

Mantenha um diálogo aberto com os membros da equipe para avaliar a carga de trabalho de cada um e identificar possíveis sobrecargas. Com essa abordagem, o líder do departamento poderá aprimorar a distribuição de tarefas, evitando o acúmulo excessivo de trabalho para qualquer indivíduo.

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