Feedforward – saiba o que é e como utilizar

Muito já é falado sobre o feedback e como ele é uma forma de comunicação chave quando queremos avaliar e expor nossa opinião em resposta a uma ação. Bastante utilizado por empresas e, principalmente pela liderança, ele visa identificar pontos de melhorias para os funcionários.

Agora você já ouviu falar do feedforward? Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre o que é essa nova ferramenta, a diferenciá-la do feedback e ensinar como utilizar no seu dia a dia. Confira!

O que é feedforward?

Criado por Marshall Goldsmith, especialista em gestão de pessoas, o termo tem como tradução literal “nutrir o futuro”, mas podemos ter seu entendimento como “avançar” ou “olhar para a frente”. O conceito baseia-se em orientar pessoas sobre habilidades que precisam ser desenvolvidas, fazendo com que otimizem o seu potencial para, então, monitorar o seu processo de desenvolvimento para o futuro.

Com esse entendimento, podemos perceber que o feedforward objetiva focar no futuro e não no passado, levando em consideração o que você é hoje e o que almeja para o amanhã.

Qual a diferença entre feedback e feedforward?

Como falamos, o feedback é uma resposta a algo que já aconteceu, diferentemente disso, o feedforward se atenta aos pontos que podem ser melhorados futuramente, ou seja, no que está por vir.

É importante lembrar que o feedforward não substitui o feedback e que ambas são ferramentas importantes, principalmente quando falamos em gestão de pessoas, onde podemos utilizar acontecimentos do passado, ações do presente e aplicar no desenvolvimento da alta performance individual e da equipe no futuro.

Como aplicar o feedforward?

Para implementar a ferramenta, é necessário que a empresa tenha uma cultura de diálogo constante e que o RH possua um planejamento e linha de comunicação, principalmente entre os gestores e funcionários.

Isso porque, quando a organização tem canais e política de comunicação, tanto da parte da gestão quanto do colaborador para a empresa, o feedforward se torna eficaz em seu propósito.

Na prática, para aplicar o feedforward de forma assertiva, é preciso identificar as características que possam ser desenvolvidas e que possam, também, agregar tanto para a empresa quanto para o crescimento do profissional.

Após essa análise, é preciso orientar a pessoa para qual você está dando um feedforward. Aconselhe o profissional como trabalha esse aspecto no futuro. Nesse exercício, é preciso que ambas as partes possuam uma escuta atenta, ouvindo de fato o que se quer alcançar e como isso pode ser feito.

Uma vez que se tem maior clareza sobre o que se deseja melhorar e potencializar, as chances de que mudanças positivas aconteçam aumentam de forma significativa.

Agora que você já sabe o que é feedforward e como aplicar na sua empresa, “bora” implementar essa nova ferramenta?

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