Fique por dentro das principais estratégias de recrutamento e seleção

Se você é um profissional de RH e trabalha, principalmente, com recrutamento e seleção sabe quantas mudanças os últimos dois anos trouxeram para todo o setor, desde quem contrata novos funcionários, do time que os integra, até os recrutadores que localizam o talento necessário para obter os melhores resultados da empresa.

Com a mudança do cenário e com o home office ganhando força, os tipos de profissionais também mudam e o time de R&S precisa estar atento a esse público mais moderno. Isso significa que a força de trabalho moderna está se transformando rapidamente em um lugar novo e muito diferente para recrutar e contratar novos funcionários.

Estratégias de Recrutamento e Seleção para a Força de Trabalho Moderna

O processo de recrutamento e seleção mudou drasticamente nos últimos dois anos e há um excesso de vagas com a falta de mão de obra, principalmente quando falamos do setor de tecnologia. É comum também que muitas empresas não consigam obter candidatos com as qualidades exigidas para a vaga.

Essas estratégias ajudarão você a se conectar com as pessoas certas e a contratá-las com sucesso, apesar da forte concorrência em muitos dos setores para os quais você pode estar contratando.

Tenha um processo de RH personalizado

Nenhum funcionário quer ser apenas um número para a empresa. O novo modelo de RH já não é mais como antigamente e para ter o talento certo para a sua vaga, a empresa precisa se alinhar com a nova realidade.

Com a ascensão do trabalho remoto, as pessoas podem escolher onde trabalham e para quem trabalham. Isso significa que você precisa intensificar seu jogo se quiser contratar as pessoas certas para as posições abertas.

Para que empresa seja competitiva e tenha um processo de contratação de sucesso, um dos caminhos é oferecer uma experiência de RH personalizada. Os contatos de RH para integração, discussões de pacotes de benefícios e negociações nunca devem parecer que não são pessoais e feitos com real atenção aos detalhes para cada funcionário.

A seleção está nas mãos dos recrutadores

O recrutador geralmente é o primeiro contato do candidato com a empresa e deve refletir um posicionamento cordial e de excelência, seja na maneira de se comunicar, de agir ou de se expressar. Isso reflete na decisão final de um candidato, pois ele avalia se as divulgações employer branding da empresa equivalem com o posicionamento do recrutador.

Outro ponto importante é que o gestor da vaga confie no recrutador. Confiar na avaliação do recrutador pode ajudá-lo a economizar tempo no processo de seleção e pode até permitir que você remova a maioria das etapas árduas que você seguiu no passado para escolher entre possíveis novos funcionários.

Faça perguntas relevantes

Fazer um bate-papo com o candidato é mais produtivo do que ficar focando em perguntas que não são de fato importantes para um processo seletivo e ainda ajuda a conhecer melhor o tipo de profissional que você está entrevistando. Perguntas do tipo: “Qual animal você escolheria ser?” já não cabem mais no repertório dos recrutadores atuais.

É interessante buscar entender se o candidato está na mesma sintonia que a cultura da empresa, para que ele se sinta ainda mais acolhido quando finalizar o processo e for aprovado. Um benefício secundário de fazer perguntas interessantes na entrevista é que a empresa se destacará no subconsciente das pessoas que você entrevistou, fazendo com que elas tenham um sentimento positivo sobre a posição.

Nesse novo cenário, onde a sua empresa precisa atrair a atenção de profissionais qualificados e convencê-los te escolher, ter um processo de entrevista positivo e emocionante pode ser uma grande ajuda para conseguir que novos talentos aceitem sua oferta.

Destaque os benefícios que a sua empresa oferece

Apenas o salário não é o suficiente para conseguir os melhores talentos para a sua empresa. Se você não puder oferecer uma lista completa de benefícios competitivos, provavelmente perderá a maioria dos candidatos mais experientes para outras empresas. Assistência médica, horários de trabalho flexíveis, entre outras vantagens são importantes se você quiser contratar o funcionário ideal para suas necessidades.

Além disso, considere estar disposto a aceitar solicitações personalizadas de seus novos contratados que não causarão um impedimento às tarefas diárias de trabalho. Em alguns casos, permitir que seu novo contratado tenha essa flexibilidade, ajudará na sua eficiência.

O processo de R&S nunca foi tão complexo e, embora a digitalização tenha o tornado competitivo nos últimos anos, a tecnologia também possibilitou que as empresas tenham acessos a pessoas de todo o mundo em números crescentes.  

A grande sacada nessa era de contratação em ritmo acelerado e recrutamento pensado em negociação é ser claro sobre porque a sua empresa é a melhor escolha para seus novos contratados em potencial. Contratar as pessoas certas é menos complicado quando você garante ótimos benefícios, um processo de RH tranquilo e contínuo e uma estratégia de divulgação personalizada.