Frases que a liderança deve excluir do vocabulário

Recentemente uma matéria da Forbes ganhou destaque no LinkedIn ao falar sobre modelos de liderança. “Frases que os líderes deveriam excluir do vocabulário” foi o tema desse debate que, na verdade, é quase uma unanimidade entre os usuários da plataforma que comentaram sobre.

No artigo, é destacado a importância de que para exercer uma boa liderança é necessário saber escolher as palavras e buscar aquelas que trazem um sentimento de incentivo e não que desmotivem os funcionários.

Muito falamos em nossos conteúdos sobre a importância da mudança de comportamento que a liderança vem apresentando. O conceito de “chefe” precisou ser quebrado para que um modelo mais empático pudesse ser implementado.

A ideologia da liderança mudou e exige a criação de um ambiente acolhedor, empático e de respeito.

Isso ocorreu, pois as empresas perceberam que um líder motivacional que entende as necessidades da equipe performa melhor do que líderes que são autocráticos. Uma pesquisa realizada pela consultoria EY aponta que, dos mil empregados entrevistados, a maioria (54%) deixou o emprego anterior porque o chefe não demonstrava empatia em relação às suas lutas no trabalho ou por suas vidas pessoais.

Ainda de acordo com esses dados, quase 90% dos trabalhadores dos EUA acreditam que a liderança empática leva a uma maior satisfação no trabalho e 79% concordam que diminui a rotatividade de funcionários.

Em nossa 6ª edição da Revista Excelência, recomendamos o Livro The future leader, em que o autor Jacob Morgan destaca seis tendências que desempenharão um papel importante na formação de futuros líderes. Dentre elas, destacamos:

  • Abraçar as mudanças
  • Propósito e significado
  • Moralidade, ética e transparência

Clique neste link para acessar a nossa revista e ler a matéria na íntegra!

Veja quais foram as frases apresentadas na matéria da Forbes:

1. Manda quem pode, obedece quem tem juízo!

2. Você é pago para trabalhar e não para dar opinião!

3. Aqui, funcionário tem hora para entrar, mas não tem hora para sair!

4. Quer se divertir? Vai para a Disney!

5. Você não fez mais que sua obrigação!

6. Eu sou assim e o time que se adapte a mim.

7. Na minha época era diferente, hoje é tudo mi-mi-mi.

8. Já vai embora? Está desmotivado?

9. Amizade se faz no clube.

10. Trate os assuntos como se você fosse dono, mas lembre que o dono sou eu.

Acesse a matéria completa: https://forbes.com.br/carreira/2022/08/se-voce-e-lider-exclua-essas-frases-do-seu-vocabulario/