Frases que não combinam com a liderança em 2023
Ano passado, a empresa Forbes divulgou uma matéria com “10 frases que os líderes deveriam excluir do vocabulário”. No artigo, é destacado a importância de que para exercer uma boa liderança é necessário saber escolher as palavras e buscar aquelas que trazem um sentimento de incentivo e que não desmotivem os funcionários.
É importante que os líderes se questionem se estão dando a seus funcionários as ferramentas e o suporte de que precisam para realizar seus trabalhos com eficiência e eficácia; se seus colaboradores os respeitam, e, principalmente, se estão engajados e realizados em seus papéis.
Muito falamos em nossos conteúdos sobre a importância da mudança de comportamento que a liderança vem apresentando. O conceito de “chefe” precisou ser quebrado para que um modelo mais empático pudesse ser implementado.
A ideologia da liderança mudou e exige a criação de um ambiente acolhedor, empático e de respeito.
Isso ocorreu, pois as empresas perceberam que um líder motivacional que entende as necessidades da equipe, performa melhor do que líderes que são autocráticos. Uma pesquisa realizada pela consultoria EY aponta que, dos mil empregados entrevistados, a maioria (54%) deixou o emprego anterior porque o chefe não demonstrava empatia em relação às suas lutas no trabalho ou por suas vidas pessoais.
Ainda de acordo com esses dados, quase 90% dos trabalhadores dos EUA acreditam que a liderança empática leva a uma maior satisfação no trabalho e 79% concordam que diminui a rotatividade de funcionários.
Essas foram as frases categorizadas pela matéria da Forbes:
1. Manda quem pode, obedece quem tem juízo!
2. Você é pago para trabalhar e não para dar opinião!
3. Aqui, funcionário tem hora para entrar, mas não tem hora para sair!
4. Quer se divertir? Vai para a Disney.
5. Você não fez mais que sua obrigação!
6. Eu sou assim e o time que se adapte a mim.
7. Na minha época era diferente, hoje é tudo mi-mi-mi.
8. Já vai embora? Está desmotivado?
9. Amizade se faz no clube.
10. Trate os assuntos como se você fosse dono, mas lembre-se que o dono sou eu.
Com essa nova fase da liderança 4.0, os líderes estão mais conscientes que as suas atitudes impactam negativamente tanto na saúde dos colaboradores quanto no desenvolvimento da empresa. Claro que, não sejamos hipócritas, esse cenário ainda é comum em algumas empresas.
A liderança, entretanto, pode usar de frases mais amigáveis, mas que ainda assim podem afetar a sua equipe. Separamos mais 5 frases que a liderança deveria evitar. Acompanhe!
Estou ocupado
Um líder que está sempre ocupado para auxiliar a sua equipe não está cumprindo com o seu papel principal. Além disso, deixa subentendido que por possuir um cargo de liderança, o líder pode utilizar essa desculpa para não ajudar a sua equipe.
Faço isso há anos
Uma liderança quando confrontada com uma nova ideia ou novo modelo de processo não pode ignorá-lo. É preciso saber ouvir as sugestões do time, sem confrontá-lo. Trazer a sugestão para uma reunião e testar a sua aplicabilidade é importante para que o colaborador sinta que suas ideias são acolhidas.
Ele ou ela é meu amigo pessoal
Um líder deve tratar todos os seus liderados de forma parcial e igualitária. Líderes que beneficiam colegas da vida pessoal são geralmente vistos como não profissionais.
Deixe. Eu faço isso sozinho
Toda vez que o líder intervém e assume uma tarefa atribuída a um membro de sua equipe, está desistindo da chance de treiná-lo e orientá-lo. Em vez disso, é fundamental deixar que eles mesmos realizem as tarefas, o gestor deve auxiliar durante o processo e fornecer feedback após a conclusão.
Ele/ela é muito melhor do que você
Não tente motivar alguém comparando com os demais colegas de trabalho. Se o colaborador não está atendendo as expectativas, agende um horário para um encontro individual que possa abordar o tema do desempenho de uma maneira mais privada.