Futuro do Recrutamento e Seleção – saiba como a Inteligência Artificial pode moldar esse processo

A inteligência Artificial (IA) está chegando para ficar e já teve grandes marcos na transformação digital.

Quando falamos em processos que envolvem a gestão de pessoas, o impacto tem sido cada vez mais significativo. Um exemplo disso é o fato de que os currículos podem ser pré-selecionados eficientemente por máquina, acelerando o processo desde a seleção do candidato até a entrevista presencial. Entre as principais aplicações da IA em processos seletivos estão: assistentes virtuais que auxiliam a responder dúvidas de candidatos no momento da inscrição online, robôs que avaliam comportamentos e competências das pessoas em situações reais e algoritmos que reconhecem e mapeiam emoções em entrevistas por vídeo.

Com o avanço da inteligência virtual, pode ser apenas uma questão de tempo até que um candidato possa ser entrevistado por um robô de gerente de RH virtual.

Brincadeiras à parte, é muito importante ressaltar que ainda há muito espaço tanto para a implantação de IA nas demandas de recrutamento quanto para o contato humano, principalmente quando falamos de contratar equipes e de assistência ao colaborador.

Vantagens da Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção

  1. Seleção assertiva e redução de tempo de contratação

Com a IA o processo de seleção se torna mais impessoal, ou seja, independe da intuição e da subjetividade do recrutador sendo baseada em dados de habilidades e competências.

Outro ponto que causa um impacto positivo é que o tempo de contratação fica mais curto, hoje o recrutador consegue reduzir esse tempo consideravelmente, pois a tecnologia permite um olhar mais estratégico e assertivo.

2. Redução da taxa de turnover

Quando uma contratação é realizada de forma assertiva, o talento conquistado para a vaga tem maior possibilidade de aderência à cultura da empresa e às demandas da vaga, resultando em uma maior retenção desse profissional.

3. Foco nas entrevistas

Com um sistema de Inteligência Artificial otimizando o processo de seleção de currículos, o recrutador terá mais tempo para desenvolver estratégias focadas na análise de skills dos candidatos, além de dedicar mais recursos para a entrevista.

4. Recrutamento humanizado acima da Inteligência Artificial

Embora a IA tenha mais agilidade nas etapas iniciais da seleção, principalmente na triagem de currículos, devemos nos atentar para que esse processo não ultrapasse a linha tênue entre a facilidade da execução dos procedimentos e a falta de interação humana. O olho no olho ainda é fundamental e é muito importante que a fase da entrevista seja realizada de forma humanizada.

O papel principal do time de recrutamento e seleção não é apenas conhecer o lado profissional de um candidato, mas, principalmente, suas características, soft skills e personalidade. A IA ainda não é capaz de tomar decisões sobre a personalidade de um indivíduo ou até mesmo prever como ele agiria em determinadas situações.

Não apenas por esse motivo, mas o contato e interação humana é muito importante para que a pessoa se sinta confortável e acolhida em um processo seletivo.