Gamificação – como essa novidade pode aumentar os indicadores da sua empresa

Jogos de tabuleiro, videogames, aplicativos… A competição sempre esteve presente na vida das pessoas que são amantes de jogos. Conforme estudo realizado pela DFC Intelligence, os games são parte da vida de 3,1 bilhões de pessoas ao redor do mundo, ou cerca de 40% da população mundial.

Uma empresa altamente competitiva em relação aos seus indicadores e performances deve incentivar esse sentimento de crescimento através da competitividade em seu negócio. Utilizar métodos para incentivar e tornar sua equipe mais produtiva é um dos caminhos em busca da entrega de melhores resultados. A gamificação dentro do quadro corporativo é uma estratégia fundamental para engajar e motivar os funcionários e incluí-los na competitividade de forma saudável.

O que é gamificação?

Gamificação é um termo que designa de Gamification, no qual a estratégia utilizada é aplicar atividades divertidas com a finalidade de engajar públicos diferentes e com idades diversas, ou seja, na gamificação o game é um instrumento de ensino, motivação e engajamento.

A utilização de técnicas como o uso de bonificação, medalhas, competição e metas são ações, que quando trabalhadas de forma contextualizada, instigam o funcionário a engajar e compreender o motivo de suas atividades, que talvez antes não produzissem o mesmo efeito.

Como implementar a Gamificação na empresa?

Para implementar a Gamificação dentro da organização é necessário um planejamento: primeiro estabelecendo qual é o objetivo da empresa com a estratégia a ser aplicada.

Veja alguns exemplos:

  • Desenvolver habilidades e competências específicas dos colaboradores;
  • Motivá-los a aumentar os índices de produtividade;
  • Engajar a equipe e integrá-la mais;
  • Qualificar o treinamento na empresa;
  • Reduzir o absenteísmo;
  • Promover um diferencial de qualidade no sistema de recrutamento e seleção.

Após análise e definição de objetivo, é necessário adequar a técnica ao seu público, ou seja, identificar qual é o perfil mediano dos participantes e alinhar a gamificação a esse perfil traçado.

Portanto, planeje as regras, os indicadores que serão avaliados e as recompensas de acordo com o público que deseja alcançar.

Não se esqueça: o objetivo é atrair e motivar os funcionários e é essa relação entre o desafio e o mérito da conquista que a gamificação no RH — e em qualquer outra aplicação — cativa o interesse dos participantes.

Quais são os benefícios da gamificação?

Com um objetivo estratégico alinhado ao perfil dos funcionários da empresa, a gamificação poderá ser uma grande aliada e melhorar diversos processos dentro da empresa. Veja os exemplos abaixo:

Maior engajamento dos colaboradores

Isso porque as atividades gamificadas geram pontuações, troféus, ranking… Resultando em premiação.

Reconhecimento

Com games que possam incentivar ainda mais os colaboradores, a motivação será resultante desse processo.

Retenção de conhecimento

A gamificação torna o aprendizado mais divertido e atraente, tendo como consequência disso a facilidade para aprender e adicionar novos conhecimentos.

Trabalho em equipe

As atividades em grupo fortalecem o trabalho em equipe.