Geração Z: entenda sobre a nova força do mercado e como recrutá-la

A geração que nasceu no berço da tecnologia está, hoje, ocupando o mercado de trabalho. Com mais de 20% da força de trabalho repleta por jovens que nasceram entre o final do século XX e início do século XXI, a geração Z já está impactando o cenário profissional do mercado.

Caracterizados pela era tecnológica, a geração Z tem ambições próprias refletidas nos hábitos de consumo, formas de se comunicar e projeções de carreira diferentes de seus antecessores. As gerações se diferem, e é nesse momento que as organizações precisam se adaptar à nova conjuntura de talentos.

Nunca foi tão difícil recrutar e o aumento da demanda de profissionais da área de tecnologia da informação deixou o processo ainda mais complexo. Segundo dados da Softex, uma organização social voltada ao fomento da área de TI, estima-se um déficit de 408 mil postos de trabalho, com perdas se acumulando na casa dos R$ 167 bilhões. Por esse motivo, as empresas estão sofrendo transformações drásticas para atrair essa nova força de trabalho digital.  

Para ajudar nessa luta dos recrutadores, vamos trazer neste artigo algumas respostas sobre a geração Z. Acompanhe!

Quais são as expectativas da força de trabalho da Geração Z?

Um estudo de pesquisa conduzido pela ERC encontrou estas principais conclusões sobre as expectativas do local de trabalho da Geração Z:

  • 77% da geração Z espera trabalhar mais do que as gerações anteriores;
  • 5 anos após a faculdade, 20% dos membros da Geração Z gostariam de ser empreendedores, 24% gostariam de subir na escada corporativa e 32% gostariam de gerenciar funcionários;
  • A Geração Z espera trabalhar para uma média de quatro organizações ao longo de suas carreiras.

O que é importante para os pós-millennials?

De acordo com uma pesquisa da Monster, os entrevistados da Geração Z são incentivados por dinheiro e ambição. Contudo, 30% aceitariam um corte salarial de 10 a 20% para trabalhar para uma empresa com uma missão com a qual se preocupam profundamente.

Ou seja, o propósito é o que move essa geração. Organizações com um propósito bem definido costumam atrair o interesse da geração Z. Para eles, os objetivos bem definidos norteiam as ações e estimulam a motivação no trabalho.

Principais prioridades da geração Z quando se trata de procura de emprego

  • Oportunidades de crescimento
  • Boa remuneração
  • Impactos sociais positivos
  • Segurança
  • Benefícios
  • Horas flexíveis
  • Aprendizagem

Como recrutar a geração Z?

Com todos os indicadores que apresentamos até agora, compreendemos que será necessário mais do que um escritório com jogos para atrair os melhores talentos da geração Z, pois eles estão procurando organizações que os treinem e desenvolvam, que estejam fazendo a diferença no mundo e paguem de forma competitiva.

Aqui estão dicas para se tornar uma organização mais desejável para a geração Z:

Aposte em todas as redes sociais

Hoje em dia há uma gama de redes que a empresa pode divulgar suas ações internas, eventos e vagas. É importante manter esses canais atualizados para que as pessoas consigam ter uma ideia da sua cultura através dessas plataformas.

Você deve lembrar que as redes fazem parte da vida da geração Z, eles são super conectados. Por isso, invista em uma comunicação mais leve e jovem para conversar com esse público.

Desenvolva planos flexíveis

Ter horários e benefícios flexíveis é muito importante para essa geração. O novo movimento de anywhere work está ganhando força, pois permite que os profissionais executem suas tarefas de qualquer lugar e esse é o cenário perfeito para os novos nômades digitais.

Além disso, oferecer benefícios que podem ser usados em qualquer lugar é um diferencial para as empresas, pois cada profissional pode ter uma necessidade diferente.

Crie opções de plano de carreira dentro da organização

Da mesma forma que a flexibilidade é importante para a geração Z, ter um plano de carreira e crescimento profissional também faz com que eles se sintam mais confortáveis no ambiente de trabalho.

Um estudo feito pela PwC revelou que mais da metade dos entrevistados afirmaram que progressão na carreira é o ponto mais importante a ser considerado na busca por uma vaga.

Assuma um compromisso com causas comunitárias

Essa nova geração se enquadra em uma nova percepção de mercado, para eles a forma como a organização atua na sociedade é muito relevante. Por esse motivo, empresas estão demonstrando através de suas redes a sua atuação com a sociedade.

Conclusão

Embora seja uma geração que está mudando o cenário atual do mundo corporativo, eles não estão com objetivos muito diferentes dos millenials, que também visam o propósito como um guia de sua carreira, seguido de boa remuneração e benefícios flexíveis.

A diferença entre esses dois grupos é que enquanto a geração Y se acomodou em seus empregos por muito tempo e agora estão reivindicando benefícios, a geração Z já chegou no mercado com essa mentalidade de apenas aceitarem empregos que fazem sentido.

Estar preparado para essa mudança geracional deixa a empresa em mais destaque quando falamos em oferta de vagas, endomarketing e marca empregadora.