Gestão de pessoas aplicando o seu propósito: estratégia de pessoas mediante implementação de projetos e cultura de valores

O setor de Gestão de Pessoas encara diversos desafios na jornada como mantenedor da cultura e propósitos que guiam as pessoas no ambiente de trabalho. O artigo visa destacar dois grandes desafios: implementação de projetos no setor e a busca por uma cultura com valores.

Implementação de projetos

Implementar novos processos em um setor cujo principal objetivo é centrado nas pessoas é ainda mais complexo quando saímos da teoria. No entanto, é imprescindível que as inovações façam parte do desenvolvimento de um setor. Para que isso ocorra eficientemente, é necessário que os profissionais atuantes implementem com base na gestão de projetos.

  1. Gestão de projetos para gestão de pessoas

A gestão de projetos é essencial para o êxito do setor de Recursos Humanos (RH), por possibilita o planejamento, a execução e o acompanhamento das iniciativas destinadas a aprimorar os processos, as práticas e os resultados na gestão de pessoas. Ademais, a gestão de projetos auxilia no alinhamento do RH com os objetivos e as demandas da organização, ampliando seu valor e credibilidade.

Aplicando esse conceito na área Recursos Humanos, podemos identificar diversos tipos e exemplos de projetos que abrangem diferentes aspectos da gestão de pessoas.

Projetos de iniciativas para adaptar, fortalecer ou transformar a cultura da empresa, alinhando-a com sua missão, visão e valores. Um exemplo seria a implementação de um programa de endomarketing destinado a engajar os colaboradores e promover a cultura interna. Outro exemplo de projeto seria a criação de um plano de carreira com critérios claros e transparentes para progressão, ou até mesmo de processos internos: ações para otimizar, automatizar e integrar os processos de RH, tornando-os mais ágeis, eficientes e seguros.

Cultura e valores organizacionais

A cultura organizacional é fundamental para moldar e compartilhar os principais pilares de convivência, ética e objetivos com os colaboradores. Embora muitos acreditem que a cultura de uma empresa seja definida por suas políticas escritas, essa visão não reflete a realidade das organizações que se esforçam diariamente para construir um ambiente com uma cultura sólida e estruturante.

1. A ética na cultura organizacional

A cultura de uma empresa é moldada pelas interações e percepções que ocorrem no ambiente de trabalho. Ela desempenha um papel crucial para os colaboradores, influenciando diretamente os resultados organizacionais. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Columbia, a rotatividade de funcionários em organizações com uma cultura organizacional forte é de apenas 13,9%, comparada a 48,4% em empresas que não priorizam esse aspecto.

Além disso, uma pesquisa recente da TeamStage sobre cultura e candidatos a emprego revelou que:

  • Quase 50% dos candidatos consideram a cultura da empresa um fator importante ao procurar um novo emprego.
  • 88% acreditam que uma cultura de trabalho saudável é essencial para o sucesso.
  • 15% recusaram ofertas de emprego devido à cultura da empresa.

Olhando para o cenário brasileiro, com a gama de diversidade de culturas se encontrando em um ambiente, no caso das organizações, é necessário ampliar os modelos de cultura organizacional. O choque cultural também deve ser um cuidado que as organizações precisam ter na hora de colocar seus valores e ética em prática no dia a dia.