Hábitos de líderes com inteligência emocional

Caracterizada por ser uma habilidade de gerenciar suas próprias emoções, sem afetarem sua capacidade racional e analítica de determinadas circunstâncias, a inteligência emocional é uma soft skill muito requisitada no mercado de trabalho, principalmente após anos de pandemia e esgotamento mental. Segundo dados da PageGroup, No Brasil, as habilidades comportamentais mais valorizadas são:

  • inteligência emocional (42,9%)
  • trabalho em equipe (38,4%)
  • comunicação assertiva (31,1%).

O que é inteligência emocional?

Pessoas com inteligência emocional são capazes de identificar como estão se sentindo, o que esses sentimentos significam e como essas emoções afetam seu comportamento e, por sua vez, outras pessoas. Portanto, além de conseguirem lidar com suas próprias emoções, pessoas com alto desempenho de inteligência emocional tendem a ser empáticas e atenciosas com os sentimentos alheios.

Existem cinco elementos-chave para a inteligência emocional: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.

Visto que essas características são valiosas no mercado de trabalho, essa tende a ser uma habilidade muito importante para os líderes, principalmente em empresas em busca de uma gestão humanizada e cultura positiva.

Liderança

Os líderes eficazes costumam ser muito inteligentes emocionalmente. No local de trabalho, é importante que os líderes sejam autoconscientes e capazes de ver as coisas de forma objetiva. Isso se traduz em entender seus pontos fortes e fracos e agir com humildade. Isso deve ser equilibrado com empatia – os funcionários que se sentem apreciados e valorizados no trabalho não são apenas mais felizes, mas também mais produtivos.

Líderes que não possuem essa habilidade podem desenvolver a inteligência emocional com um pouco de reflexão e prática:

  • Tente desacelerar suas reações às emoções – da próxima vez que sentir raiva, tente compreendê-la: por que você está zangado? Alguém te chateou? Qual você acha que era a emoção por trás do comportamento deles?
  • Pense em seus pontos fortes e fracos. Ninguém é bom em tudo, e tudo bem! Conheça a si mesmo quando pedir – ou oferecer – ajuda.
  • Esforce-se para entender o que as pessoas estão comunicando de forma não verbal. Se você pedir a alguém para ajudá-lo em um projeto e eles concordarem, mas parecerem hesitantes, reconheça que eles podem se sentir sobrecarregados ou confusos, ou que eles vêm de uma formação e entendimento diferentes dos seus. É importante validar e abordar isso antes de seguir em frente.
  • Trabalhe na comunicação de forma eficaz e aberta. Certifique-se de que seu ponto principal esteja claro, elimine informações que não sejam relevantes para a pessoa com quem você está se comunicando e dê toda a atenção quando outra pessoa estiver falando.

Por outro lado, os líderes que já possuem essa aptidão conseguem reconhecer os efeitos das suas emoções sem ser completamente afetados por elas, ou seja, são capazes de controlar seus sentimentos e adaptá-los de acordo com cada contexto.

A contratação de um líder emocionalmente inteligente pode beneficiar a organização de várias maneiras. Por exemplo:

  • Costumam entender as necessidades dos membros de sua equipe;
  • São ouvintes ativos, praticam empatia e compaixão com boas habilidades de comunicação. Isso os ajuda a construir equipes mais fortes com níveis mais altos de capacitação, satisfação, colaboração e desempenho dos colaboradores;
  • Possuem as habilidades certas para conduzir as pessoas em direção aos seus objetivos e incentivar o desenvolvimento da sua equipe;
  • Geram confiança em suas equipes e nutrem o comprometimento organizacional;
  • Desenvolvem melhores relacionamentos com colegas e equipes, contribuindo para um ambiente de trabalho positivo;
  • Apresentam uma mentalidade de crescimento que lhes permite lidar e se adaptar melhor à mudança organizacional.

Hábitos de líderes com inteligência emocional

Além das características já citadas, alguns hábitos podem demonstrar as habilidades da inteligência emocional. Vamos conhecer 5 hábitos que líderes com inteligência emocional possuem:

Desenvolve a escuta ativa

De todas as qualidades de liderança que um gestor possa ter, essa é a mais poderosa para fazer com que os funcionários se sintam valorizados e ouvidos.

Um líder emocionalmente inteligente é muito bom em ouvir. Eles dedicam a sua atenção quando alguém está falando com eles. Para além, são bons em detectar o tom e a linguagem corporal. Isso os ajuda a compreender colaboradores que possuem alguma dificuldade em expressar o que está sentindo. Como resultado, os funcionários tendem a gostar de líderes com essa habilidade, pois atendem as principais necessidades humanas básicas: pertencimento, respeito e realização.

Autoconsciência

A autoconsciência é a capacidade de reconhecer e entender suas próprias emoções, comportamentos, crenças e valores. Líderes autoconscientes entendem que seu estado emocional tem impacto direto no desempenho de sua equipe. Eles têm as habilidades cognitivas certas para transmitir positividade, inspirar confiança e energizar os profissionais que compõem o seu time. Isso lhes dá um poderoso grau de influência sobre o pulso emocional da equipe, que pode ser utilizada para gerar resultados positivos.

Essa competência também é importante no contexto de trabalho remoto, pois permite que os líderes cultivem relacionamentos autênticos com funcionários em caráter de home office, apesar da distância.

Define limites

Um bom líder emocionalmente inteligente é capaz de estabelecer e manter limites claros. Isso inclui definir limites entre liderar e gerenciar e estabelecer limites pessoais.

Os limites definem diretrizes claras para o que é aceito e o que não é. Líderes com essa habilidade de inteligência emocional entendem onde sua atenção é necessária, quais comportamentos devem cultivar em suas equipes e quais tarefas precisam delegar. Os funcionários entendem seu papel e o de seu gerente. E isso é importante para os departamentos, especialmente aqueles com altas cargas de trabalho.

Gerencia emoções

Como mencionamos, grande parte da inteligência emocional é a capacidade de identificar e gerenciar respostas emocionais. Em vez de reagir em um momento de exaltação, um líder emocionalmente inteligente pode recuar em suas emoções e adequá-las a situação.

Entretanto, não confunda essa forma de liderança com não vivenciar emoções. Muito pelo contrário, na verdade, líderes emocionalmente inteligentes estão altamente sintonizados com suas emoções. Eles são apenas melhores em gerenciá-las. E isso significa que eles são muito menos propensos a deixar que emoções negativas, como estresse e raiva, influenciem as pessoas ao seu redor.

Tem empatia e compaixão

Líderes emocionalmente inteligentes são especialistas em mostrar empatia, compaixão e entendem o que os outros estão sentindo, tanto de uma perspectiva cognitiva quanto emocional. Além disso, eles têm um interesse genuíno no que você está vivenciando (situacional e emocionalmente) e querem entender como podem ajudar.