Inclusão e Diversidade – Dicas para gerenciar a diversidade na sua empresa

Não é de hoje que as empresas estão com um olhar mais cuidadoso em relação à diversidade e trazê-la para o ambiente de trabalho garante uma variedade de experiências que poderão ajudar em várias vertentes da empresa. Isso porque, ela permite que pessoas pensem de maneira diferente, pois tiveram vivências diferentes.

Não se trata apenas de ter uma boa reputação ou um branding de dar inveja, a diversidade no local de trabalho atua com objetivos ainda mais relevantes que resultam em benefícios imediatos relacionados principalmente com o resultado financeiro da empresa.

E estudos reforçam essa ideia. Segundo um levantamento da consultora McKinsey, de 2020, empresas que visam um local de trabalho diverso têm mais chances de lucrar acima da média do mercado.

Dessa forma, a diversidade no ambiente de trabalho vai além de uma moda ou apenas para divulgação e se torna uma vantagem competitiva.

Benefícios de uma empresa que foca na diversidade

Não apenas um bom desempenho financeiro, mas times diversos têm vários benefícios, como:

  • Equipe mais criativa;
  • inclusão de novas ideias e perspectivas;
  • Equipe mais inovadora;
  • Melhor relação com o público-alvo;
  • Cultura organizacional mais acolhedora;
  • Melhor relacionamento e satisfação do cliente.

E como gerenciar a diversidade no ambiente de trabalho

Antes de tudo, é importante destacarmos alguns pontos que vão ajudar no gerenciamento da diversidade:

  • Identifique-se com outras pessoas que são diferentes de você;
  • Esteja disposto a levar outras perspectivas em consideração;
  • Seja capaz de abraçar essas mesmas características que nos tornam diferentes;
  • Reconheça as contribuições de todos.

Em outras palavras, para começar esse incrível trabalho, é importante estar 100% aberto e disposto a colaborar com a diversidade.

Agora vamos para as dicas!

  • Recrutamento fora da caixa

Em alguns casos, encontrar candidatos com diferentes vivências pode ser um pouco complexo em determinados setores e, por esse motivo, é sempre importante buscar maneiras inovadoras de recrutar talentos.

Se a empresa está buscando mulheres engenheiras, por exemplo, você deve expandir seus esforços de recrutamento para organizações profissionais das quais elas possam ser membros.

  • Tenha uma política de tolerância zero

Para que uma equipe diversa se sinta acolhida em seu ambiente de trabalho é imprescindível ter uma política de tolerância zero com a discriminação. Na verdade, essa já deve ser uma premissa da empresa que não deve fazer “vista grossa” em casos de preconceito.

Piadas impróprias sobre as diferenças das pessoas ou insultos estereotipados não têm lugar no local de trabalho de hoje. É importante que além de uma política bem estabelecida, a empresa incentive os funcionários a relatar quaisquer casos desse tipo de comportamento.

  • Coloque as suas políticas por escrito

O código de conduta deve delinear a política da empresa em relação à diversidade, além disso, o plano de comunicação também deve detalhar a comunicação não discriminatória. A política de não discriminação permite que as pessoas saibam sobre as regras sobre exatamente o que não é permitido.

  • Esteja sempre atualizado

Mantenha-se a par das mudanças das leis e tendências relacionadas ao empregador. Certifique-se de que suas políticas de Recursos Humanos, especialmente aquelas relacionadas a assédio e igualdade de oportunidades, reflitam as informações mais atuais.

  • Garanta a adesão de todos os níveis da empresa

Se você não faz parte da diretoria da empresa, é importante ter em mente que todos são responsáveis em manter um ambiente diverso. A alta administração precisa estar a bordo e modelar um comportamento de mente aberta.

Caso haja resistência, você poderá informar com uma lista de maneiras pelas quais a diversidade no local de trabalho pode ser boa para os negócios.

  • Invista em treinamentos sobre inclusão e diversidade

Oferecer treinamento para os funcionários é muito importante se a empresa quer se manter competitiva no mercado, e não seria diferente quando falamos de inclusão e diversidade.

Além da política de tolerância zero, as pessoas precisam compreender que ter um ambiente diverso é benéfico para todos de uma organização. Com isso, os funcionários da empresa entenderão o que é ofensivo e, também, aprenderão que é importante escutar as opiniões dos demais colegas.