Investindo no saber – Por que é importante avaliar o ROI através de investimento em treinamentos?

Mesmo durante um período de crise econômica as grandes empresas não deixaram de investir no desenvolvimento de seus profissionais. Um estudo realizado pela Training Industry Report revelou que no ano de 2021 grandes companhias investiram uma média de 17 milhões de dólares em capacitação para seus colaboradores. Da mesma forma, pequenas empresas também aumentaram seus investimentos em treinamentos em mais de US $ 340.000.

Com tanto dinheiro aplicado na educação e desenvolvimento dos profissionais, seria fácil supor que essas empresas estão colhendo os frutos do seu Retorno sobre Investimento (ROI). No entanto, infelizmente, as empresas ainda não atingiram esse cenário ideal. Dados de uma pesquisa realizada pela 24×7 Learning revelaram que apenas 11% dos funcionários acabam aplicando o treinamento que recebem no seu dia a dia de trabalho.

Isso gera muitas dúvidas se de fato o investimento no desenvolvimento de equipes tem retorno para a empresa e se o treinamento no trabalho vale a pena. A resposta para esses questionamentos é sim, mas, para que isso ocorra, as empresas precisam mudar o foco do desenvolvimento para um formato de treinamento com melhor ROI.

Por que as empresas não atingem o ROI de treinamentos?

A problemática não está no treinamento, mas no modo como muitas organizações conduzem a capacitação e a implementação de um programa de treinamento e desenvolvimento. Isso consiste em uma falta de planejamento, pois muitas vezes as empresas buscam ou desenvolvem programas sem refletir sobre o que realmente é necessário para apoiar seus objetivos.

Consequentemente, não há entendimento razoável para compreender os desafios que os funcionários enfrentam, como aprendem melhor e que tipo de acompanhamento são necessários.

Como alcançar o melhor ROI em treinamento profissional

Focar no ROI não é uma tarefa tão difícil como aparenta ser. Na prática, esse processo só requer um pouco mais de planejamento antes de implementar o projeto de T&D. O objetivo é analisar quais são os métodos de treinamento e desenvolvimento que funcionam melhor para a organização e calcular os custos antes de iniciar o projeto.

É importante fazer uma análise dos indicadores-chave de desempenho para mensurar o sucesso dos treinamentos aplicados, além de disponibilizar um formulário para os colaboradores ao final da aula de capacitação como uma forma de avaliar se o treinamento foi bem-sucedido.

Focar no ROI ajudará você a criar estratégias eficazes de treinamento. Com isso em mente, aqui estão alguns passos que podem te ajudar no desenvolvimento de programas de treinamento com melhor retorno de investimento:

  • Tenha uma estrutura integrada de educação e gestão de talentos

Uma estrutura certa pode garantir um alinhamento estratégico de objetivos e resultados. Escolha e alinhe programas de acordo com as necessidades específicas de sua organização. Se o seu RH já possui programas de desenvolvimento que não dão retorno é importante reavaliar e, se necessário, recomeçar o projeto. Toda iniciativa deve ter como objetivo mover os colaboradores na direção certa para o negócio.

  • Tenha uma estratégia digital

Possuir uma abordagem digital para o treinamento é uma maneira de flexibilizar o acesso aos estudos. As plataformas digitais de aprendizagem de hoje incorporam uma variedade de técnicas diferentes para manter os funcionários interessados, incluindo quizzes interativos, vídeos e jogos. Tenha o e-learning como uma estratégia para adaptar às necessidades de cada funcionário e sua função.

  • Seja flexível

Flexibilidade é a palavra do momento para as empresas que buscam um bom employee experience. Cada pessoa possui uma necessidade diferente da outra, por isso incluir todas em um mesmo pacote não irá solucionar suas questões. Outro ponto é que como às demandas do mercado mudam rapidamente, a empresa precisa estar pronta para mudar o foco dos treinamentos também. A capacidade de ajustar rapidamente os recursos para atender às necessidades de aprendizagem à medida que elas surgem é crucial. Por esse motivo, enfatize a flexibilidade em seus modos de conteúdo e entrega para se manter ágil.

Esteja sempre atento às adversidades

Ser resiliente permite que você aproveite o máximo dos resultados para aplicar a melhor estratégia em cada situação. A resiliência se tornou uma habilidade humana fundamental para o departamento de Recursos Humanos, isso porque a agilidade e a adaptação se tornaram indispensáveis para a sobrevivência.

Cada ação deve estar pronta para mudar de curso rapidamente ao mesmo tempo que planeja novas estratégias a longo prazo. Portanto, o time deverá reavaliar os treinamentos regularmente e readaptá-los para que eles permaneçam aplicáveis aos objetivos da empresa e de seus funcionários.  Ao praticar essas dicas na criação de programas de treinamentos flexíveis e práticos, a empresa terá mais resultados.