KPIs – conheça os principais indicadores do RH

O setor de Recursos Humanos está passando por um processo de mudança nas organizações. Com o tempo, ele está deixando de desempenhar um papel operacional e está assumindo um papel de importância estratégica, alinhado às práticas de gestão de pessoas e estratégia da empresa. Com essa mudança, é necessário que o setor crie mecanismos para mensurar os processos da área e, também, o impacto de suas práticas na organização, na totalidade.

Sendo assim, o RH precisa adotar indicadores de desempenho para monitorar e analisar sua performance, os impactos de suas atividades e saber qual será o resultado de suas práticas para as metas e objetivos da empresa.

Para que esses indicadores sejam efetivos, eles precisam estar alinhados com a estratégia das empresas, visto que analisar dados que não competem com as metas principais da empresa será um investimento ruim de tempo e energia. Contudo, uma vez que definidos os indicadores corretos, essa análise irá servir como base para tomadas de decisões estratégicas.

O que são os indicadores de desempenho no RH?

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), os Indicadores-chave de desempenho são dados (valores, números, percentuais) que visam mensurar as ações de uma área, para que através da análise desses dados seja traçado um plano de ação para melhoria de processos.

Por que o setor de recursos humanos deve mensurar e analisar esses indicadores?

Com o avanço tecnológico constante e a competitividade do mercado, as empresas precisam buscar inovação em diversas áreas, resultando no crescimento da importância da gestão de capital humano. Para que as empresas acompanhem esse novo cenário do mercado é preciso que elas tenham funcionários capacitados, uma cultura organizacional bem estruturada e sustentável, entre outros fatores. Portanto, para que o RH defina planos voltados para o capital humano que irão gerar impactos na empresa, é necessário avaliar esses desempenhos.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

Clima Organizacional

Realizar análise de clima organizacional tem como foco medir a qualidade do ambiente de trabalho, ou seja, analisar, através de pesquisas, a percepção dos funcionários em relação ao bem-estar na empresa

Absenteísmo

Esse indicador é uma métrica para as ausências dos colaboradores, é através dele que o profissional de RH conseguirá ver a quantidade de faltas do colaborador. Com esse indicador, é possível quantificar o impacto que essas faltas podem causar na produtividade, por exemplo.

Produtividade

O índice de produtividade é um indicador importante para o RH, pois através da avaliação de produtividade dos funcionários é possível otimizar e aprimorar a produção.

Turnover

É o indicador que contém os dados de rotatividade dos seus colaboradores, ou seja, quantidade de funcionários que foram admitidos e quantidade que foram demitidos em um período específico.  Através da análise desse indicador, é possível identificar problemas nas atividades de recrutamento e seleção e trazer mais assertividade na hora de uma contratação.

Custo de pessoal x Receita bruta

Um indicador muito importante e que pode equilibrar as contas da empresa. Através desses dados, o RH conseguirá mensurar o valor de custo dos colaboradores em relação ao faturamento total da empresa.