Liderança 5.0: o que é e quais são as principais competências
As revoluções industriais marcaram mudanças fundamentais para a evolução do mercado em seu todo. Com a chegada e o rápido avanço da Inteligência Artificial, é possível identificar que a 5ª revolução já chegou.
A indústria 5.0 sugere não apenas uma nova visão de mundo tecnológico, mas também conta com a centralização no ser humano. Nesse aspecto, ela acrescenta um toque humano pessoal aos dois pilares principais da Indústria 4.0: automação e eficiência. Refere-se a pessoas que trabalham ao lado de robôs, máquinas inteligentes e tecnologias.
Por esse motivo, para que esse novo panorama funcione é preciso que quem cuida e trabalha diariamente com a gestão de pessoas esteja preparado.
O papel da liderança está transformando significativamente. Esta nova era não envolve apenas tecnologia; trata-se de como os líderes podem orientar suas equipes e organizações em um mundo onde as pessoas e a tecnologia trabalham de mãos dadas.
Assim como definimos o RH que acompanha essa nova cultura como RH 5.0, podemos identificar este novo modelo de liderança como liderança 5.0.
O que é a Liderança 5.0?
A liderança 5.0 surge como uma resposta às demandas emergentes da atualidade, destacando-se por sua ênfase na flexibilidade, adaptabilidade e inovação. Seu propósito fundamental é auxiliar organizações e funcionários a prosperarem em um ambiente caracterizado por mudanças rápidas, incertezas e alto avanço tecnológico.
Essa abordagem visa capacitar os colaboradores, incentivando-os a assumir responsabilidade por suas tarefas. Isso implica conceder-lhes liberdade para inovar, experimentar e encontrar abordagens mais eficazes que atendam às necessidades da organização e de seus clientes. Além disso, fornece recursos e suporte adequados para o sucesso dos colaboradores, juntamente com reconhecimento e feedback para estimular seu contínuo crescimento e desenvolvimento.
Quais são as principais competências da Liderança 5.0?
De acordo com o artigo da Levity, são 4 competências principais que o líder que acompanha as tendências precisa possuir ou desenvolver.
Conheça seus processos
Para identificar melhorias em um procedimento é importante conhecê-lo por completo. Para tomar decisões de automação de processo, o líder precisa se questionar quais serão os ganhos, os gastos e se há mão de obra qualificada para gerenciar esse novo processo.
O ponto principal é entender o que torna os processos específicos para sua empresa – e que conhecimento é necessário para a tomada de decisões. Após entender o nível de complexidade das tarefas, a eficiência e a produtividade seguirão perfeitamente.
Identifique a cultura organizacional
A empresa investe em pessoas? E em tecnologia? É importante identificar esses aspectos na cultura que você está inserido para saber se será possível implementar mudanças significativas para o negócio. Sendo assim, você poderá:
- Definir o propósito da mudança – e alinhar com “o porquê de fazermos isso”
- Demonstrar os ganhos
- Adaptar o ambiente organizacional para experimentação
- Identificar as ferramentas que possuem menor impacto
Conheça as pessoas
Uma questão importante de ser enfatizada é que a IA não deve substituir os profissionais da organização. Para que a tecnologia aplicada na empresa funcione, é preciso que uma pessoa monitore e, mais importante, identifique melhorias no processo automatizado.
As pessoas são o ativo mais valioso das organizações e um sentimento de capacitação e pertencimento está se tornando cada vez mais importante para a força de trabalho.
Além disso, o líder 5.0 precisa passar essa segurança para a sua equipe, para que todas as pessoas da organização, em qualquer nível, compreendam que os avanços tecnológicos serão aplicados para uma melhoria geral, mitigando a angústia e ansiedade.
Competências técnicas também são importantes
Um Líder 5.0 não precisa, necessariamente, ter uma formação voltada para automação. No entanto, reforçando o primeiro item, ele precisa conhecer a organização e seus processos minuciosamente. Para isso, além das habilidades interpessoais de liderança, o Líder 5.0 precisa de competência técnica para entender a operação de cada procedimento.
Claro que, o líder também pode se aprimorar nas competências de automação, análise de dados, entre outras. Mas, antes disso, ele precisa ter os conhecimentos e habilidades básicas de liderança.
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Um pouco mais sobre a Liderança 5.0.
A Liderança 5.0 deve enfatizar que, apesar dos novos avanços tecnológicos de ponta, é necessário um ajuste cuidadoso para que o elemento humano central não desapareça completamente.
Segundo texto, alguns pontos devem ser considerados neste progresso:
Supervisão ética na utilização de tecnologia
Com a crescente ameaça de ataques cibernéticos na era digital atual, é essencial que os líderes se dediquem a uma supervisão ética eficaz na aplicação da tecnologia. Ou seja, em uma abordagem proativa das implicações éticas associadas, como questões de privacidade, segurança de dados e o potencial uso malicioso de inteligência artificial.
Destacando os princípios humanos em um contexto digital
Na atualidade, permeada pela tecnologia, os líderes devem manter uma firme ênfase nos valores humanos. Isso requer a promoção da empatia, da tomada de decisões éticas e da compaixão dentro de suas equipes. Eles devem fomentar diálogos sobre os impactos sociais dos avanços tecnológicos e implementar políticas que priorizem o bem-estar tanto dos funcionários quanto da comunidade.
Equilibrando tecnologia e competências humanas
Os líderes, neste novo cenário, devem possuir conhecimento em tecnologia, ao mesmo tempo, em que mantêm uma profunda compreensão das habilidades humanas. Eles precisam articular a eficácia das máquinas com a criatividade e a capacidade de resolução de problemas das equipes.