Líderes Camaleões: Fazendo gestão em tempos de home office
A Pandemia de covid-19 afetou o mercado de trabalho de diversas formas, exigindo que as empresas se reinventassem para conseguir se encaixar nesse novo cenário. Diante disso, o trabalho remoto transformou as relações entre empregados e empresas, demandando o desenvolvimento de novas habilidades de liderança.
O home office é a nova realidade e a expectativa é que esse modelo venha se tornar cada vez mais comum nas organizações, seja em sua totalidade ou de forma híbrida. Essas transformações quebram padrões do modelo de liderança atual, cabendo ao RH a implantação dessa cultura, para que os gestores fiquem aptos para encarar esse desafio.
O que é a liderança remota?
Liderança remota é a forma de liderar equipes à distância, tendo quase as mesmas atribuições da liderança convencional e a tecnologia como aliada nessa missão, pois o trabalho é desempenhado através da internet, por meio de softwares colaborativos.
Para extrair o melhor proveito dos colaboradores remotos é necessário sensibilizar as lideranças para que se mantenham próximos de suas equipes, mesmo que distante.
Principais habilidades a serem a desenvolvidas na liderança remota:
Organização: Não só para o líder, mas o trabalho remoto em si exige um senso de organização para conseguir administrar as demandas e as manter sob controle.
Comunicação objetiva: O líder que desempenha seu papel através da internet nem sempre tem a oportunidade de olhar nos olhos dos colaboradores. Por isso, sua comunicação deve ser clara e objetiva, assim atingindo o seu proposito nos meios digitais.
Criar conexões: Ter momentos de conversa individual com cada membro da equipe ajuda a perceber quando algo não vai bem e a encontrar soluções. Isso gera laços de confiança, fator essencial para o trabalho remoto e o engajamento esperado.
Visão analítica: Na liderança remota, é essencial o desenvolvimento da visão analítica para acompanhar a performance dos colaboradores e tomar decisões com base em dados.
Empatia: Sem sombra de dúvidas é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas quando falamos de gestão na era do home office, tudo isso para que a relação da equipe não seja fria, mas o fator empatia não se resume simplesmente em entender ou se colocar no papel do outro, na liderança reflete diretamente em entender como uma ação irá afetar cada um dos membros e buscar soluções estratégicas.
Tecnologia como aliada: O primeiro passo quando falamos de liderar de forma remota é conhecer as tecnologias que você tem a seu favor, com esses recursos será mais fácil centralizar a comunicação e mediar as tarefas da equipe
E então, se sente mais seguro para se destacar e engajar ainda mais a sua equipe?