Mapeamento da Jornada do colaborador – saiba o que é e como implementar na sua empresa

O mapeamento da jornada do colaborador é uma estratégia que visa a retenção de talento. Quer saber como iniciar essa jornada e garantir que os talentos aproveitem cada experiência desde o momento do recrutamento e ao decorrer da sua jornada na empresa? Continue neste artigo que vamos falar sobre como o mapeamento pode ser um grande diferencial na sua empresa!

O que é mapeamento de jornada?

O mapeamento de jornada do colaborador é uma técnica adotada para planejar a experiência do funcionário de ponta a ponta para fazer a diferença na vida pessoal e profissional dos funcionários, resultando em equipes mais felizes, mais apoiadas e produtivas.

O importante nesse mapeamento é não deixar nada de lado. Desde o processo de recrutamento, experiência de integração até as oportunidades de crescimento profissional são importantes para que o colaborador se sinta especial. Isso resultará em uma cultura organizacional que se preocupa com seu pessoal e mapeia todas as experiências-chave na empresa.

Um novo cenário exige novas necessidades

Esses dados sobre recrutamento, integração, desenvolvimento e crescimento profissional dizem muito sobre esse novo cenário que estamos vivendo e a concepção dos profissionais sobre sua experiência e necessidades hoje.

Muitos RHs tiveram dificuldades de implementar iniciativas focadas em melhorar a experiência do funcionário nesse novo panorama que envolve o trabalho remoto, por exemplo. Isso porque a maioria de suas ações ainda estavam voltadas para o presencial, nas paredes da empresa.

Com as tendências de trabalho futuras, os times de RH precisam repensar sua abordagem em relação à experiência dos times e aproveitar o mapeamento da jornada dos colaboradores para redesenhar os principais pontos de contato da jornada e conseguir criar modelos de experiência.

É certo que, sem adquirir um entendimento aprofundado sobre a experiência de um funcionário, é provável que as organizações enfrentem atritos e altas rotatividades após a integração das novas admissões.

Conceitos básicos

Vamos começar pelo termo mais falado nos últimos tempos, o employee experience. A experiência do funcionário é um termo bastante amplo, mas, resumidamente, é tudo o que seu pessoal vê, sente, ouve ou faz ao longo de sua vida em sua organização. Se quiser saber mais sobre o termo acesse a nossa matéria completa.

Já a employee journey é a jornada do colaborador. Quando falamos em jornada, nos referimos a um processo de ir a algum lugar, implicando em um ponto de partida, passando por diferentes etapas e chegando a um destino. Resumindo, uma jornada de funcionário é uma série de experiências que compõem a história de seu pessoal em sua empresa.

Como implementar a jornada do colaborador

Compreendemos, então, que o mapeamento da jornada do colaborador é importante para manter o seu pessoal engajado e reter talentos.

Existem muitos modelos de mapeamento de jornada e seus elementos-chave variam de acordo com a abordagem cultural de cada organização para a experiência do colaborador. Por isso, separamos duas dicas cruciais para implantar um bom mapa de jornada:

  1. Foque nos principais pontos de contato

Existem 4 pontos de contato no mapa de jornada que compõem etapas principais no ciclo da vida do colaborador, são eles:

  • Recrutamento: No cenário atual, é importante considerar um processo de recrutamento virtual onde você coloca os candidatos no centro o tempo todo para que a experiência seja agradável e mais produtiva.
  • Onboarding: Torne esse processo uma experiência humana, sem etapas mecânicas e realmente faça com que o novo integrante se sinta parte da equipe.
  • Desenvolvimento: Incentive o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Definam metas em conjunto. Acompanhe seu progresso e faça com que as pessoas sejam parte do processo de definição de objetivos.
  • Crescimento: Dê oportunidade para os talentos crescerem na sua empresa. Descubra líderes em potencial e transforme em oportunidades de crescimento de carreira.

    2. Ações diárias nos pontos de contato

São elementos considerados pilares das culturas sólidas, portanto devem fazer parte de todas as etapas ao longo do mapeamento da jornada. Certifique-se que todos façam parte de uma cultura digital flexível que utiliza a tecnologia nos processos diários, além de promover a cultura de feedback visando a alavancagem do desempenho.

Outro ponto importante é ter a confiança e conhecer cada colaborador, capacitando esses talentos e fazendo com que se sintam engajados.

Agora que você compreende a importância do mapeamento da jornada do colaborador, vamos colocar essas dicas em prática?