Novembro Azul – Por que o RH deve implementar a campanha?

As ações representantes de cada mês são uma alerta para podermos lembrar e reforçar a prevenção de determinados assuntos. Assim como é importante reforçar a prevenção ao suicídio no mês de setembro, em novembro precisamos relembrar que a saúde de pessoas com próstata é importante e que a doença pode ser evitada com a realização do exame.

Trazendo esse ponto para um olhar corporativo, as empresas precisam abraçar essas causas, pois ela também tem um papel social com as pessoas que fazem parte do seu quadro de colaboradores.

Vamos entender um pouco mais sobre a importância do Novembro Azul e por que o RH deve aderir à campanha. Acompanhe!

O que é o Novembro Azul?

Assim como as demais campanhas mensais, o Novembro Azul surgiu com a ideia de reforçar a prevenção ao câncer de próstata. O movimento começou em 2003, na Austrália, quando um grupo de aproximadamente 30 homens criou uma fundação sem fins lucrativos chamada Movember Foundation, que visava arrecadar recursos para pesquisas e auxílio ao tratamento do câncer de próstata, entre outras doenças comuns entre os homens.

No Brasil, o movimento chegou em 2008, além de fornecer informações sobre a saúde do homem, outras ações foram promovidas desde então, como a oferta de exames de próstata gratuitos ou com desconto.

Segundo dados da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), todos os dias, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos.

Principais sintomas do câncer e outras doenças de próstata

Embora a campanha esteja fortemente associada à prevenção do câncer, outras doenças podem afetar a próstata, englobando hiperplasia prostática benigna e prostatite.

O câncer de próstata é caracterizado pelo desenvolvimento de células malignas e atinge até 68 mil brasileiros por ano, matando até 15 mil deles. A hiperplasia prostática benigna é caracterizada por um crescimento excessivo da próstata e geralmente é mais comum em homens com mais de 50 anos.

Entre os sintomas mais comuns das doenças da próstata estão:

  • Necessidade constante de urinar;
  • Desejo incessante de ir ao banheiro;
  • Dificuldade para começar a urinar e gotejar;
  • Sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar.

Diagnóstico e prevenção

Dois exames iniciais são de grande importância para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, utilizando o Antígeno Prostático Específico (PSA), e o toque retal. Esses dois exames, quando associados, podem proporcionar segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.

Por que é importante que o RH apoie e divulgue o tema?

Ter um programa de saúde e bem-estar nas empresas é quase uma premissa. Após o início da pandemia do Covid19, muitas empresas que ainda não tinham essa atuação no dia a dia do colaborador passaram a implementar programas de incentivo. Por isso, é importante que a empresa mantenha seus funcionários informados, principalmente em relação à sua saúde e prevenção de doenças.

Falar sobre o Novembro Azul não é apenas colorir o escritório, ou vestir camiseta azul. Vai além disso. É preciso trazer abordagens que não gerem desconforto ou exposição dos colaboradores e, ao mesmo tempo, incentivem a superar os preconceitos para fazer os exames necessários.

Dicas para a empresa aderir à campanha

Faça informativos nos canais de comunicação interna

Os informativos devem ir além de uma imagem, deve demonstrar quais são os principais sintomas. Apesar desse tipo de campanha não gerar muito engajamento, é necessário que a empresa comece a abordar o assunto para quebrar esse tabu e iniciar uma relação de incentivo com as pessoas que talvez precisem realizar o exame ou conheçam alguém que precise.

É importante frisar que, em suas primeiras fases, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes podem não apresentar sintomas, prejudicando o acompanhamento.

Faça uma mesa redonda

Se os colaboradores da sua empresa estiverem mais abertos para o diálogo, realize um bate-papo descontraído em formato de mesa redonda para debater vivências que algum dos colaboradores podem ter passado — ou conhecido alguém — pelo cenário clínico de um câncer de próstata.

Para que a troca de informações e experiências seja eficiente é preciso alguns cuidados. Evite a exposição de quem não está preparado para contribuir e deixe a pessoa que compartilhará sua história o mais confortável possível, pois se trata de um assunto delicado. Além disso, a conversa deve ser leve, mas sem deixar o tom de seriedade sobre o assunto de lado.

As mesas redondas, ou rodas de conversa, podem ser realizadas tanto presencialmente quanto online.

Exponha dados

Uma das principais formas de conseguir atrair a atenção das pessoas para determinado assunto é demonstrando dados reais, porcentagens de pessoas que sofrem com a doença e quais são os agravantes.

Faça um infográfico com as estatísticas mais atualizadas e exponha em murais, TV Corporativa ou intranet. Com essa ação, além de “chamar a atenção” para o tema, irá incentivar os profissionais que precisam realizar o exame.

A sua empresa já aderiu a alguma dessas dicas? Não perca tempo e implemente essas ações e transforme o seu RH em um lugar humanizado, onde os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar vivências.