O que é BPO?

A sigla BPO refere-se ao termo Business Process Outsourcing e tem como sua tradução terceirização de processos de negócio, isso consiste na transferência de atividades, que antes realizadas internamente na empresa, para empresas prestadoras de serviços.

A terceirização é uma atividade em que se repassa para um terceiro o cumprimento de um serviço, ou seja, terceirizar significa delegar determinadas atividades para que outras pessoas ou empresas as realizem.

A empresa que terceiriza essas atividades contrata um prestador de serviço para realizar um processo, que geralmente não deve estar relacionado ao objeto principal da empresa. Dessa forma, uma atividade terceirizada pode garantir que a empresa consiga atingir seus objetivos profissionais de forma mais eficaz.

Alguns setores e algumas demandas exigem um trabalho mais minucioso e mais burocrático, temos como exemplo o departamento pessoal e a folha de pagamento. Esse tipo de processo é suportado pela legislação e precisa de uma base de entendimento específico para sua execução.

Muitas empresas buscam a terceirização de um processo ou setor com o objetivo de reduzir custos, pois estruturar uma equipe internamente com qualificação e especialização além de ser uma tarefa difícil, gera altos custos para a companhia.

Estudo realizado pela Sebrae Nacional em 2013, relata que 24,4% dos micros negócios fecham com menos de dois anos. Para as empresas até quatro anos essa porcentagem pode aumentar para 50%. Nesse contexto, o BPO seria a solução parar atuar na melhoria, na facilidade e no baixo custo dos processos dessas empresas.  

Quando falamos em empresas de grande porte ou até mesmo multinacionais o ponto central, além da melhoria nos processos e redução de custo, é o foco nos objetivos e metas da empresa. O core business é um grande divisor de águas nas companhias. As empresas que decidem se dedicar ao core business possui um retorno maior, além de se tornarem mais competitivas no mercado.

A terceirização tem o intuito de flexibilizar e facilitar os processos do negócio de acordo com a necessidade de cada empresa, gerando acréscimo de qualidade, redução de custo (conforme já citado) e obtenção de benefícios na gestão de pessoas. A segurança em um serviço terceirizado é maior do que realizado internamente, a razão disso está no fato da capacitação de uma empresa focada 100% naquele nicho.