O que é Endomarketing? Entenda mais sobre o conceito para engajar seus funcionários
O Endomarketing tem a sua tradução definida como “marketing para dentro”, podemos, em uma tradução livre, definir como marketing interno, ou seja, é uma ferramenta de marketing utilizada internamente, voltada para os colaboradores de uma empresa.
Muitas vezes esse conceito pode ser confundido com a comunicação interna corporativa, no entanto, apesar dessas áreas caminharem juntas elas possuem propósitos diferentes. A comunicação interna tem como finalidade transmitir uma informação para os funcionários. Um exemplo: a empresa passará por um processo de troca de convênio médico, cabe a comunicação interna informar aos funcionários através de campanhas de divulgação, entre outros métodos.
Já o endomarketing visa, através de estratégias comunicacionais, fazer com que o colaborador se sinta engajado e motivado dentro do seu ambiente de trabalho. Para exemplificar o endomarketing, imagine que após a pesquisa de clima organizacional a sua empresa teve como resultado um índice baixo, o time de RH deverá entrar com um plano de ação voltado para campanhas motivacionais e é nesse momento que o endomarketing atua.
O próprio setor de Recursos Humanos poderá aplicar o endomarketing nos processos de comunicação e campanhas e conciliá-lo com a comunicação interna, contudo, é uma atividade que também pode andar em conjunto com o setor de Marketing.
Qual é objetivo do endomarketing?
O protagonismo do endomarketing nasce na necessidade das empresas motivarem, engajarem e reconhecerem seus funcionários. Antes de focar na divulgação da sua empresa para o público externo é necessário realizar essa divulgação internamente, para que o funcionário conheça a empresa que ele trabalha, entenda e faça parte da sua cultura estabelecida. Além de tudo, é importante que o profissional sinta que pertence àquele lugar, sendo bem-quisto.
Outro ponto importante que o endomarketing desenvolve é o discurso alinhado dos funcionários. É de extrema importância que todos os funcionários de uma empresa saibam quais são os produtos e serviços que a empresa comercializa, além disso, saber qual o valor e benefício que ela entrega para seus clientes.
Quando o funcionário está alinhado com as informações e objetivos do negócio além de sentir que faz parte, de fato, da empresa, poderá divulgá-la para seus contatos, tornando-se um embaixador da empresa. Por essa razão, criar um clima organizacional em que o bem-estar e a transparência se sobressaem ajuda a reduzir a rotatividade entre os funcionários.
Com um bom clima organizacional, além das perspectivas de carreira e identificação com a empresa e seu propósito, o ganho na produtividade também é um fator a ser considerado. Com o processo de motivação, os colaboradores ficam mais felizes e realizados e dão o melhor de si para crescer com a organização.
O resultado disso é o aumento na produtividade das equipes. Consequentemente, isso também gera uma melhora nos serviços e no atendimento aos clientes. Todos saem ganhando com essas ações: empresa e funcionários.