O que é um agente de mudança? E como o RH pode atuar nesse aspecto?
Desde a compreensão das necessidades de negócios até a previsão delas, com os ouvidos atentos, o RH percebeu desde o início que o modelo de mercado estava mudando da contribuição individual para o desempenho em equipe. E começaram a empenhar para que os líderes começassem a trabalhar com várias equipes de projeto multifuncionais globais e fazer com que colaborassem rapidamente para gerar resultados de negócios.
O rigor e a capacidade das funções de RH cresceram constantemente com o desenvolvimento de processos de capital humano, parcerias de negócios aprimoradas e recursos de sistemas maduros. O departamento de RH de 20 anos atrás se foi há muito tempo e uma função mais sofisticada e orientada por dados tomou seu lugar.
Apesar desses avanços, a função de RH ainda tem uma enorme tarefa pela frente em termos de se tornar verdadeiros agentes de transformação. Por conta disso, os gerentes de RH precisam estar em constante reflexão sobre as estratégias que precisam ser implementadas para que, mesmo com a pressão do dia a dia, eles continuem sendo esses agentes.
Para levar a função de RH ao próximo nível de impacto e desempenho, os profissionais do setor precisam adotar algumas funções poderosas que podem ajudá-los a se tornarem agentes de transformação de mudança sustentável.
Como o RH atua como um operador de mudança?
A essência do RH é a transformação, desde quando o setor saiu do operacional e assumiu um lugar estratégico. Muitos pontos podem ser explorados pelo setor de RH, mas, antes de tudo, é importante que ele tenha seus objetivos alinhados com as metas do negócio. Vamos citar alguns tópicos que poderão ajudar o seu RH.
Fazer trabalho de campo
Um dos primeiros passos para iniciar um projeto de transformação é escutar todos os níveis da empresa. Reuniões com equipes e gestores feitas com as perguntas certas e permitindo que as pessoas sejam verdadeiramente ouvidas farão com que o RH consiga identificar e prever problemas, trazendo soluções proativas. Para ser um agente de transformação, escutar o que os colaboradores têm a dizer deve ser uma premissa.
Análise de KPIs
Os principais indicadores do RH sempre têm algo a revelar. Os profissionais de recursos humanos devem estar sempre atentos aos principais resultados e “de olho” nos indicadores. Além disso, precisam identificar as métricas corretas de sucesso de RH, alcançar o engajamento dos funcionários e conduzir os comportamentos desejados aplicados à cultura organizacional.
Compreensão da diversidade à promoção da inclusão
Nesse quesito, o RH é um agente de transformação em vários aspectos. Além de mudar a forma com que a empresa é vista e atuar de forma positiva na sua marca empregadora, o RH também cria esperança e possibilidades para incluir pessoas diversas em equipes acolhedoras. Para isso, o setor deve analisar os dados para identificar os números da diversidade na empresa. Em seguida, usar esses resultados quantitativos para tornar o programa culturalmente inclusivo e repensar projetos de inclusão, equidade e diversidade.
Executar as tendências de RH mais relevantes
“Nada se cria, tudo se copia”. Essa frase definitivamente faz parte do RH! O processo de benchmarking é extremamente importante para que a área veja o que os RHs de outras empresas estão fazendo, quais tendências estão seguindo para poder testá-las e implementá-las na sua organização. Para cumprir esse propósito, é necessário investigar tendências e analisar impactos. Essas constatações orientam todas as ações relevantes de RH, além disso, garante que as comunicações, o treinamento e as ferramentas implementadas ressoem no público-alvo.
Mudança de comportamento e cultura
Quando o RH desempenha o papel de agente de transformação, ele ajuda a organização e seus membros a realizarem mudanças reais de comportamento que afetam o desempenho organizacional. Essa é uma virada de mindset que os RHs devem usar ao seu favor. Com uma influência e notoriedade por parte dos colaboradores, o RH com o apoio da liderança e a alta administração podem melhorar a cultura organizacional. Isso incentiva as comunicações baseadas em valor, compartilha informações importantes sobre os negócios, implementa processos que apoiam e permitem o desempenho correto e garantem que os membros da organização estejam alinhados e comprometidos.