O que os colaboradores estão buscando?

Uma grande virada de chave para empresas que buscam a competitividade no mercado é a compreensão da importância dos colaboradores. Em uma era de RH 5.0, em que o funcionário tem um papel fundamental, muitas organizações estão movendo esforços para se dedicarem na experiência do colaborador, elaborando processos que envolvem desde a sua chegada na empresa até o seu desligamento, fechando uma jornada por completo.

Entre demissões em massa por parte da empresa, pedidos de demissão e Quiet Quitting, fica claro que os princípios de gestão subjacentes à proposta de valor do funcionário estão desatualizados. Muitas organizações ainda parecem focadas em juntar táticas de curto prazo para resolver o que se tornou uma série de verdades sistêmicas de longo prazo, relativamente, ao futuro do trabalho.

Para as empresas começarem a dar os primeiros passos rumo a grandes estratégias e sustentabilidade, é necessário que, de antemão, elas entendam três pontos principais:

  • Funcionários são pessoas, não apenas trabalhadores;
  • O trabalho faz parte da vida de uma pessoa e não a vida por completo;
  • Atribuímos valor através dos sentimentos e não de coisas.

Para 82% dos trabalhadores é importante que a empresa os enxergue como pessoas, no entanto, apenas 42% sentem que são vistos como pessoas no contexto de trabalho.

Isso demonstra que, embora as organizações estejam caminhando para um cenário de mais incentivo para os colaboradores, ainda há muito caminho para trilhar para conseguir tornar o ambiente de trabalho um lugar confortável para os seus profissionais.

Os colaboradores buscam por valores   

Após a pandemia do Covid 19, muitos trabalhadores começaram a questionar a forma de trabalho, quais são as relações e conexões importantes para a sua vida pessoal e os objetivos que eles buscam na vida e no emprego.

Segundo artigo da Gartner, os colaboradores estão buscando, cada vez mais, valores e propósito nas organizações, e as empresas precisam estar preparadas para entregar esses conceitos para eles.

Ainda de acordo com o texto, os candidatos a emprego e colaboradores buscam:

Conexões profundas: eles estão à procura de sentimento de pertencimento e comunidade dentro do contexto empresarial, e não apenas colegas de trabalho.

Flexibilidade: 84% dos colaboradores que têm filhos classificaram a flexibilidade no trabalho como mais relevante que a remuneração. Eles entendem que as empresas que ofertam flexibilidade se importam com o seu bem-estar e com a sua vida fora da organização.

Crescimento pessoal: os colaboradores não querem apenas desenvolvimento voltados para os objetivos da empresa, mas que esta, por sua vez, compreenda que o crescimento pessoal também é importante.

Boa liderança: uma pesquisa conduzida por Michelle McQuaid revelou que 65% dos trabalhadores optariam por ter um bom líder em vez de receber um aumento salarial.

Cultura organizacional estruturada e positiva: um quarto dos trabalhadores preferem trabalhar em lugares que possuem uma cultura organizacional forte, e um terço afirmou que permaneceria no cargo por mais tempo se a cultura for positiva.

Trabalho significativo: 61% dos colaboradores expressaram a preferência por solicitar ao líder a oportunidade de realizar um trabalho mais significativo em vez de buscar um aumento salarial.

A valorização do senso de propósito é evidente, pois as pessoas buscam sentir que estão contribuindo de maneira significativa, em contraste com tarefas repetitivas e automáticas. Isso pode ser alcançado através dos objetivos e cultura da empresa, bem como das responsabilidades inerentes à sua profissão.