O RH do futuro

Já parou para pensar quantas mudanças o cenário empresarial já sofreu nas últimas décadas?

Ainda estamos em constante aprendizado, decorrente das modificações que a revolução tecnológica vem causando. Quando uma empresa tem que se reinventar para se adequar a um novo ambiente, toda a sua estrutura deve seguir esse padrão de mudança.

O RH é uma área que sempre foi muito caracterizada por suas demandas burocráticas: milhões de papéis arquivados, prontuários, documentos… Papel para processo de admissão, papel para processo de demissão, assinar carteira de trabalho, e outras tantas tarefas que a estrutura da empresa não pensava em utilizar esse setor de forma estratégica.

Conforme as mudanças foram acontecendo, entendeu-se, então, que seria possível ter um Recursos Humanos com menos processos manuais e mais tecnologia, permitindo que fosse parte da estratégia e objetivos da empresa em um todo.

A mudança de contexto e de visão sobre o papel do RH direciona as perspectivas para o futuro, e é sobre esse RH que iremos dialogar hoje. Veja algumas características do RH do futuro:

O RH do futuro será cada vez mais estratégico

Conforme já mencionamos, quanto mais tecnológico o RH se torna, mais estratégico ele ficará. Isso porque não é apenas uma mudança relacionada às ferramentas tecnológicas, mas sim a uma mudança completa de mindset, ou seja, toda a forma de pensar e tomar decisões será alterada, visando o foco nos funcionários e, ao mesmo tempo, pensando nos objetivos chaves da empresa.

Resumindo, o profissional do RH deverá alinhar o desenvolvimento do capital humano da sua empresa com os objetivos da mesma, fazendo com que todas as decisões voltadas para os funcionários favoreçam as metas organizacionais.

Análise de dados para gestão de pessoas

Seguir a intuição para tomada de decisão nunca foi a maneira correta estratégica de pensar. No RH do futuro não haverá espaço para decisões intuitivas, toda decisão tomada deve ser embasada em dados confiáveis que são retirados internamente. É a partir dessas informações que a gestão de pessoas tomará a decisão para onde deverá ser aplicado investimentos, quais são os talentos necessários para empresa, entre outras decisões.

Nos dias de hoje, já existem vários softwares que auxiliam a análise de dados, tornando- a mais dinâmica e simplificada, um exemplo disso são os dashboards que além de fazer a junção desses dados, faz uma apresentação mais detalhada, de modo com que a decisão final seja mais precisa.

O RH será mais humano

Quanto menos burocrático o RH será mais direcionado para as campanhas voltadas para o bem-estar do funcionário na empresa. Além disso, com as ferramentas tecnológicas será possível promover uma comunicação online e utilizar ferramentas sociais para estimular comportamentos no desenvolvimento no negócio, fornecendo benefícios extras para os funcionários.

O RH do futuro será transparente

O setor deverá focar em atender às necessidades da equipe, não somente preocupar-se em ter um ambiente saudável para todos os funcionários, o RH deverá sempre desenvolver campanhas de motivação, projetos de inclusão, entre diversas outras possibilidades de manter o bem-estar do funcionário em primeiro lugar.

O RH deverá proporcionar ao funcionário o sentimento e desejo de permanecer naquele local, além de manter um ambiente no qual as pessoas se sintam valorizadas, reconhecidas e respeitadas.

Sem medo das tecnologias da nova geração

Para fazer parte de um contexto mais tecnológico e atual, o RH do futuro não poderá ter medo em adquirir e utilizar ferramentas úteis voltadas para o público mais jovem. O setor deverá entender como aplicar essas ferramentas para conseguir o melhor desenvolvimento de sua equipe.

Um exemplo é a gamificação, ou seja, a utilização dos conceitos originários do mundo dos games, mas que no caso do RH, serve para motivar as pessoas em busca de um objetivo.

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