O seu RH faz o básico? Como avançar nas estratégias de RH sem perder a essência
É comum para os profissionais de Recursos Humanos acompanhar novas tendências e estratégias que visam colocar o setor em um nível mais avançado em comparação com os concorrentes. Entretanto, esse desespero em seguir tendências e parecer competente, pode gerar uma crise interna se o RH não possui uma base sustentável.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Warwick, 10% das corporações levam até quatro meses para escrever seu plano anual de negócios em vez de executá-lo. O relatório ainda revela que o time de gestão de pessoas dedica menos de 45% do tempo em ações que realmente são valiosas para o desenvolvimento do negócio.
Saber qual ação implementar e qual é o momento certo para cada tomada de decisão ainda é um desafio para o setor de RH. Há muitos caminhos que o RH pode definir, ainda mais em tempos de grande avanço tecnológico. É dever da área, entretanto, fazer a escolha que melhor se alinhe com as demandas da empresa e do mercado.
O digital tem que ser um aliado das demandas de RH, onde os profissionais da área precisam simplificar e desburocratizar processos e sistemas. Mas não é somente no avanço tecnológico que o RH precisa focar, é preciso rever conceitos e práticas adotadas ao longo dos anos e avaliar quais devem permanecer e quais não condizem mais com o cenário atual da empresa. O mesmo vale para os novos processos e tendências, o RH deve analisar o que é válido e corresponde com a cultura, valores e com o contexto da empresa.
Não estamos dizendo que não é necessário buscar um melhor desempenho do setor Recursos Humanos através da tecnologia, porém estar ao lado dos colaboradores e ouvi-los é mais importante que buscar soluções temporárias sem base no que a maioria deseja.
Um exemplo simples que podemos explorar para uma análise mais profunda é quando o RH busca novas ferramentas para automatizar cada vez mais um processo de seleção de novos candidatos. Esse grande passo é sim um facilitador para o dia a dia do setor, no entanto, pode causar um impacto negativo da empresa no mercado de ofertas de vagas. Nesse ponto, os participantes podem não sentir acolhimento durante o processo seletivo ou, até mesmo, o RH pode perder um grande potencial candidato para a vaga por falta de contato humanizado.
O RH precisa ser composto por profissionais que administram a cultura e o ambiente de sua organização e que são catalisadores de mudanças que permitem que tanto os negócios quanto as pessoas prosperem.
Algumas ações de RH são fundamentais para o setor conseguir atingir um bom nível e buscar inovações sem prejudicar a sua estrutura, uma vez que esta estará consolidada:
- Estabeleça barreiras de proteção na forma de políticas e práticas equilibradas que permitam que o negócio funcione eficientemente, ao mesmo tempo que cria um ambiente engajado onde as pessoas desejam trabalhar.
- Opere gerando confiança na capacidade de fornecer soluções e demandas de alta qualidade.
- Torne-se um consultor confiável e influente que trabalha para o bem maior da organização.
- Atraia, retenha e motive talentos de RH que possam agregar valor e abraçar a parceria com o negócio. Isso requer recompensas totais atraentes, ciclo de feedback conectado e medidas/expectativas de desempenho.
- Tenha processos, práticas, métodos de monitoramento e tecnologia subjacentes que produzam experiências humanas positivas.
Ainda sobre fazer o básico para conseguir manter uma boa base, os profissionais de RH devem sempre focar no que é a essência do setor: as pessoas. Nesse quesito, a área deve passar confiança e credibilidade para os colaboradores e ser um ponto focal para que eles se sintam confortáveis em relatar situações que causam desconforto. Muitas vezes, os colaboradores não sentem abertura para comunicar determinados episódios com a sua liderança ou, pior, esses acontecimentos têm relação com a própria liderança. É nesse momento que o RH precisa ser uma ponte para os funcionários confiarem.
A Pesquisa de Experiência do Funcionário de 2019 da HR Acuity revela sobre a relutância dos funcionários em buscar suporte do RH. Segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados disseram temer retaliação caso denunciassem seus problemas. A instabilidade econômica de 2020 certamente aumentou este medo.
Algumas destas preocupações podem ser o resultado de uma desconexão entre as políticas de RH prevalecentes no passado e as grandes mudanças na forma como funcionários e empregadores trabalham juntos hoje.
Então, o que o RH pode fazer para se solidificar através do básico? O primeiro passo para “voltar às origens” é criando uma conexão com o pessoal. Em um departamento no qual o próprio título é Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos, é primordial que esses conceitos estejam em primeiro plano.
Outro ponto importante é: escute o seu público-alvo, isso vale tanto para os colaboradores quanto para candidatos, conforme usamos o processo de recrutamento e seleção como exemplo. A escuta ativa fará com que você identifique os problemas com antecedência e seja mais assertivo na implementação de novas soluções.
Faça um apanhado em todas as políticas existentes no que se refere ao novo mundo do trabalho, sendo sincero sobre as revelações que o mundo corporativo enfrenta agora. Não entregue o Manual do Funcionário apenas ao departamento jurídico e peça-lhes que se certifiquem de que você está em conformidade. A verdadeira humanidade em Recursos Humanos exige mais do que apenas tentar proteger a organização de uma ação judicial.
Para ter verdadeiro sucesso, revise suas políticas de pessoal e faça estas duas perguntas:
- Essa política está alinhada com a nossa missão, visão, valores e comportamentos corporativos?
- Essa política aumentará a atração, o envolvimento e a retenção dos nossos funcionários, garantindo que todos os nossos colaboradores tragam o seu verdadeiro eu para o trabalho?
Para políticas onde a resposta a uma ou ambas as perguntas é “não”, é hora de refinar e renovar a redação para apoiar a organização e o seu talento.
E, claro, não se esqueça da pesquisa de clima regular, este é um bom indicador que também auxiliará o RH nas tomadas de decisões.
Com essas ações em prática, o seu RH estará pronto para avançar com novas propostas, inovações e tendências.