Outubro Rosa – qual é a sua importância nas empresas e quais ações o RH pode desenvolver
O Outubro Rosa é uma campanha que acontece anualmente e tem como propósito alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste mês, muitos hospitais, organizações e Ongs se organizam para conscientizar as pessoas sobre a doença, quais são os primeiros sintomas e como é possível identificá-la logo em sua fase inicial.
Ainda que seja um tema muito delicado de abordar, é necessário falar sobre os números de casos e reconhecer sua importância, pois trazer o assunto de forma compreensível para todos pode ajudar a esclarecer mitos e verdades, resultando em um maior conhecimento e mitigando o temor associado à doença.
Segundo estudos realizados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) estimou-se o surgimento de quase 60 mil novos casos no Brasil em 2022. Por esse motivo, a campanha se faz muito importante e precisa ser divulgada para fortalecer o ciclo de prevenção.
Esses dados ainda revelaram que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico.
Em consequência desses casos, é necessário que as empresas se dediquem em divulgar as informações acerca do tema, conscientizando seus colaboradores sobre como a preocupação com a saúde e bem-estar é importante e que o autocuidado pode ser o caminho para a prevenção de diversas doenças, principalmente o câncer de mama.
Separamos, então, algumas dicas para o RH para que o mês de outubro não passe em branco, mas sim em rosa. Vamos lá.
- Palestras motivacionais. Pode ser realizada por especialistas em saúde, por quem já tratou da doença ou por palestrantes que, direta ou indiretamente, tenham contribuído com o tema; Clique aqui e veja quais são os direitos das mulheres com câncer de mama
- Distribuição de materiais de conscientização, como folhetos, panfletos, sites ou mesmo eventos do Outubro Rosa;
- Decoração de outubro rosa para empresa;
- Trabalho voluntário com organizações que lutam e previnem o câncer;
- Incentivo ao exercício. Um bom exemplo disso é a ginástica laboral, que já estimula o desejo de praticar alguma atividade física periodicamente e é benéfico;
- Doações também podem ser bem-vindas, direcionando o valor adquirido para instituições que necessitam de recursos para aumentar seu alcance na conscientização ou combate à doença, também é comum as pessoas doarem mechas de cabelo para fazer perucas ou lenços. Um gesto social e bonito que ajuda muitas pessoas que já estão em tratamento para a doença;
- Sorteios também são boas formas de incentivar doações;
- Concursos internos cuja premiação é material de conscientização sobre o câncer de mama. Um exemplo são os livros relacionados à doença ou que ajudam a enfrentá-la;
- Montar uma ou mais equipes de corrida para participar dos eventos que acontecem ao longo do mês de Outubro Rosa;
- Promover caminhadas com as equipes da empresa. Um evento social, que pode se tornar uma ação de vivência do colaborador, agregando valor e união à equipe e fortalecendo a conscientização decorrente do Outubro Rosa;
- Homenagear aqueles dentro da empresa que já tiveram câncer e venceram ou estão lutando contra a doença, caso o colaborador se sinta confortável.
Ainda tem dúvidas sobre a importância das ações do Outubro Rosa para as empresas?
Dentro da empresa, a campanha Outubro Rosa gera uma série de benefícios — internos e externos. Para o público, o reconhecimento da marca se torna mais valioso.
Para os colaboradores, pode ser uma forma de criar uma ação de endomarketing realmente forte e integradora. É também uma forma de reter talentos e unir equipes. Além disso, gera empatia coletiva por meio da conscientização de algo muito importante: a saúde e o bem-estar das pessoas.