Participação dos trabalhadores nos lucros e resultados – tire suas dúvidas sobre a PLR

PLR é a sigla para Participação nos Lucros e Resultados e é um modelo de remuneração que se baseia na divisão dos lucros da empresa com seus colaboradores. Geralmente, a empresa estipula metas e os funcionários que as alcançam têm direito de receber a porcentagem da participação dos lucros.

A participação dos colaboradores na PLR da empresa é fundamentada no parágrafo XI do art. 7º da Constituição Federal. A PLR é regida pela Lei nº 10.101, de 2000, com as alterações da Lei nº 12.832, de 2013, que estabelece as regras relativas ao mecanismo de distribuição, inclusive a forma de tributação, dessa participação.

Quem tem direito a receber a PLR?

Funcionários registrados em carteira, os contratados para um serviço temporário ou até mesmo quem estiver em experiência, têm direito a receber PLR. Por outro lado, servidores públicos não têm direito a PLR, apenas funcionários do setor privado.

Funcionários demitidos podem receber a PLR?

Em caso de demissão, o colaborador poderá receber a PLR de forma proporcional, de acordo com os meses trabalhados. Em caso de afastamento do trabalho motivado por doença, licença maternidade ou acidentes, o funcionário não tem direito de receber PLR, pois é entendido que não houve contribuição para os resultados da empresa.

As empresas são obrigadas a pagar a PLR?

Não! As empresas não têm obrigatoriedade em oferecer a PLR, pois não se trata de uma remuneração obrigatória, mas sim de uma bonificação que a organização pode escolher oferecer ou não.

Qual é o objetivo da PLR?

As empresas que usam a bonificação de PLR visam manter seus funcionários motivados e, também, ser competitivas no mercado. Isso porque um funcionário que ganha uma porcentagem do lucro da empresa se sente uma parte muito importante de todo o negócio.

Além disso, para que a remuneração seja paga, os funcionários precisam bater metas e isso resultará em mais lucratividade para a organização.

A tendência é que este benefício provoque uma grande onda de comprometimento constante com os negócios, tornando as equipes mais produtivas.

Quais são as vantagens da PLR?

Oferecer a PLR é uma forma de promover o engajamento dos colaboradores. Quando o colaborador reconhece sua importância na organização e entende que suas ações são necessárias para um resultado geral, a sua visão sobre a empresa muda, ficando mais fácil motivá-lo e deixá-lo satisfeito com o seu trabalho. Veja as principais vantagens que a PLR pode oferecer para a empresa:

  • Progresso dos resultados gerais da empresa;
  • Maior comprometimento com as metas definidas;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Interesse da empresa e do colaborador no desenvolvimento profissional;
  • Maior senso de responsabilidade para o colaborador;
  • Criação de vínculo entre empregador e empregado;
  • Consolidação da cultura organizacional.